26 de jan. de 2013

A Torre

Por: Colorado Teus

Autoconhecimento

Satisfação,

"Uma rosa vermelha absorve todas as cores, menos a vermelha;
 Vermelha, portanto, é a única cor que ela não é..." Autor Desconhecido

Começo este post com este lindo pedaço de poema que faz alusão àquilo que os outros veem em antítese àquilo que realmente algo o é, pois, pensando em cores, o que percebemos de um objeto é aquilo que ele reflete ou irradia, não aquilo que ele absorve ou guarda consigo, compondo de fato o seu corpo.
Como música tema do post, coincidentemente minha música favorita, Tears of the Dragon.




                                                   Tears of the Dragon - Bruce Dickinson

Para entender melhor onde quero chegar com este post, vou usar mais uma vez o Tarot como ferramenta para ilustrar esta ideia e contar uma historinha.
La Maison Diev - A Torre
Minos era o Rei de Creta, na mitologia, e para ele fora concedido tal poder por Poseidon, deus dos terremotos e das profundezas do oceano. Porém, esse havia concordado oferecer um magnífico touro branco em sacrifício ao deus, mas, por Avareza (guardem esse nome) não fez o sacrifício, escondendo o touro entre o rebanho e oferecendo um animal inferior no lugar. Furioso com o repúdio ao pacto, Poseidon tramou um plano em que a mulher de Minos apaixonasse perdidamente por tal touro branco, ficando grávida do touro e dando a luz ao Minotauro posteriormente. O minotauro representava a maior vergonha deste rei, que então, para ninguém descobrir, construiu um labirinto para prender tal minotauro e o esconder de seu povo. O restante desta história não é tão importante para este post, porém esta história é facilmente encontrada em qualquer wikipedia da vida. Outra coisa importante, a torre é a única estrutura construída por  seres humanos nos Arcanos Maiores, ou seja, é um dos primeiros arquétipos relacionados estritamente ao ser humano.
Somente por curiosidade, o nome do Arcano é "A Torre" e não "O Labirinto" porque nos baralhos tradicionais a história usada para entender este Tarot era a da Torre de Babel, contada no Gênesis da Bíblia (a Bíblia é um grande guia para a construção de um baralho de Tarot, em meus estudos ficou claro que o livro Apocalipse ou The Book of revelations, traduzido para o inglês, tem cada capítulo relacionado a um Arcano, por isso a ideia de fim do mundo, pois o Tarot conta a história do mundo utilizando os arquétipos - uma boa explicação encontra-se neste HQ Promethea 12 - e então, após entendidos os acontecimentos, ocorrerá uma mudança de consciência e um novo mundo há de nascer).
Afinal, o que é essa torre no sentido interior?
"De várias formas, a Torre é uma imagem das fachadas socialmente aceitas que adotamos para esconder nosso animal interior. Então usamos nossas profissões, as nossas boas credenciais, as nossas associações com instituições e companhias respeitáveis, as nossas atitudes sociais cuidadosamente elaboradas, os nossos sorrisos educados e os nossos intercâmbios mais diplomáticos, as nossas aparências mais inspiradas e as nossas morais familiares mais rígidas, para ocultar aquele segredo vergonhoso..." Juliet Sharman-Burke, em O tarô mitológico.

Ou seja, todas aquelas máscaras que Khalil Gibran disse que perdeu no poema "O Louco", postado no Piloto, para então começar a contemplar o que de mais belo tinha no mundo que o cercava e à sua volta e em si mesmo. Afinal, quem julga um livro somente pela capa?
Fazendo uma reflexão um pouco mais profunda, é possível perceber que construímos torres em aspectos físicos também, como por exemplo, um bebê que chora toda vez que alguma coisa o está incomodando, ou uma pessoa que põe a mão no queixo quando está pensando, enfim, torres funcionam ou não?
O grande problema de uma Torre é que o que está dentro pode ser mais forte do que ela mesma e um dia, principalmente quando uma pessoa está bêbada, pode vir a explodir; também há o caso de alguma força externa vir e derrubar tudo, como é o caso de Poseidon ilustrado no Arcano. Porém, devemos nos mostrar de algum jeito para o mundo e temos uma felicidade a ser satisfeita.
Resumindo, é preciso ter controle sobre a torre e escolher as torres certas para cada situação. No caso deste blog, Colorado Teus é um tipo de Torre, heterônimo ou personalidade mágica como preferir, atrás da qual Lucas Oliveira esconde várias de suas características para poder escrever de forma que agrade melhor os leitores. Mas como bom exemplo de Torres bem utilizadas, vou deixar uma entrevista de Senor Abravanel, o mago do Baú da Felicidade, um dos homens mais ricos do Brasil: Entrevista parte 1 Silvio. Nesta entrevista ele dá uma explicação das três personalidades bem definidas que utiliza em sua vida e sua relação com seu sucesso financeiro e boa relação com a família ao mesmo tempo. Minha dica para o leitor é que cada um pegue um caderno e comece a escrever o que gosta em você mesmo em certas situações, o que não gosta, o que te ajuda, o que atrapalha, etc, e então comece a traçar personalidades que de fato te ajudarão na busca pelo êxtase, afinal, vivemos uma vida teatral! O que seria melhor, escolher os papéis, deixar que escolham por nós ou deixar simplesmente a sorte decidir o destino?
Vale também destacar a importância de um ritual para mudar de uma personalidade para outra para não terem problemas com bipolaridade. Vou citar um exemplo: acordo cedo, tomo um banho e visto um uniforme escolar para incorporar o estudioso. Visto calção e chuteira, coloco um colar da sorte e me alongo para virar o esportista. Coloco uma roupa mais bonitinha e faço um brinde para virar o festeiro. Ao fazer o ritual, lembre-se do que escreveu no caderno das personalidades para fortalecer aquilo que escreveu (eu penso algo do tipo "ao ouvir o barulho de um brinde eu sou uma pessoa mais simpática e extrovertida"). Os próximos posts dedicarei a falar de características positivas ou negativas que são influenciadas por energias planetárias, focalizando-os em Astrologia Hermética e, após falar destas características, postarei uma técnica que ajuda a entender as influências das Torres físicas e a controlá-las.
Para finalizar, venho postar a letra da música citada no início do post e anotar minhas interpretações da letra que me inspirou a escrever este texto.

Tears of the Dragon

For too long now, there were secrets in my mind                     (segredos presos na sua Torre mente)
For too long now, there were things I should have said          (coisas que guardou para preservar seu status social)
In the darkness, I was stumbling for the door                           (na escuridão, ou falta de conhecimento, ele apenas engatinhava para 
To find a reason, to find the time, the place, the hour               se encontrar)

Waiting for the winter sun and the cold light of day                  (o frio é um símbolo usado para representar um processo que é lento)
The misty ghost of childhood fears                                           (os medos infantis que ainda permanecem nele)
The pressure is building and I can't stay away.                        (A pressão aumenta e a torre há de estourar)

I throw myself into the sea                                                        (ele então se joga nesse oceano que limpa tudo de ruim que tem em uma 
Release the wave, let it wash over me                                     pessoa e traz com novas ondas coisas melhores)
To face the fear I once believed                                               (para conseguir encarar seus medos)
The tears of the dragon for you and for me                             (e superar o dragão que representa os 4 elementos água, suas escamas, 
                                                                          o ar, suas asas, o fogo que sopra e a terra, ou os tesouros que guarda,                                                                                                                 
                                                                                                  e então conseguir a vitória - geralmente representadas nos contos de                                                                                          
                                                                                                  por matar um dragão e conseguir o tesouro)
Where I was, I had wings that couldn't fly                               (aqui ele fala das potências que tinha mas não utilizava)
Where I was, I had tears I couldn't cry                                     (aqui do que ele suprimiu por causa de seu orgulho)
My emotions, frozen in an iced lake                                          (aqui das emoções que estavam inabilitadas)
I couldn't feel them until the ice began to break                        (mas quando o gelo se quebrou elas começaram a se manifestar)
I have no power over this, you know I'm afraid                       (aqui de volta à ideia de ter medo pois não tem o controle)
The walls I built are crumbling, the water is moving,               (mais uma vez a torre começa a se quebrar e agora uma água se move;
I'm slipping away.                                                                     existem pessoas que dizem que a sensação de se projetar astralmente é a mesma da de andar em um barco por um rio, representado pelo passeio de barco com Caronte na mitologia grega quando uma pessoa morria.)

I throw myself into the sea
Release the wave, let it wash over me
To face the fear I once believed
The tears of the dragon for you and for me

Slowly I awake, slowly I rise                                                (após a projeção ele percebe mais algumas coisas e acorda aos poucos
The walls I built are crumbling,                                               para o mundo e passa por todo processo novamente, até atingir...
The water is moving,
I'm slipping away.

I throw myself into the sea
Release the wave, let it wash over me
To face the fear I once believed
The tears of the dragon for you and for me                        ...a vitória final!)

Espero que todos vocês, queridos leitores, obtenham total controle sobre as Torres de vocês e entendam o que cada uma representa e então com isso dou-lhes minha palavra que suas vidas terão um upgrade.

Vai dar certo!

2 comentários:

  1. Meu, seus textos são muito bons! A maneira como você traz seus pensamentos a tona é muito interessante. Um pseudônimo que diz mais sobre você do que se você escrevesse em nome de Lucas Oliveira de fato. Mas, quem vai saber se este não é só apenas um de seus Eus, não é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um pseudônimo fala mais do que mil palavras haiushiaushiuahsiuahsiuahs

      Excluir