9 de fev. de 2013

Problemas com o autoconhecimento

Por: Colorado Teus

Satisfação,

Hoje venho trazer um aviso que eu deveria ter dado nos posts iniciais do blog, porém, como quanto mais tarde for dado pior, inicio este post com um pedido de desculpas para todos por ter chamado a atenção de vocês para um assunto que, de certa forma, é bastante perigoso, sem ter avisado destes perigos de adentrar nestes mares e outro pedido de desculpas por cortar o raciocínio em que estava sobre os Arquétipos.

"Cedo ou tarde você vai perceber, como eu, que há uma diferença entre conhecer o caminho e percorrer o caminho." Morpheus - Matrix


O caminho do autoconhecimento é difícil e árduo, sempre existirão inúmeros obstáculos e problemas a serem encarados e, na maioria das vezes, o corpo humano vai falar "mimimi eu não quero", então, o que a maioria das pessoas faz? Começa a criar falsas realidades para jogar a poeira para debaixo do tapete e, quando não aguenta mais, pula fora do caminho e posterga estes problemas para quando estiver mais 'maduro'.

O objetivo deste blog, como exposto no Piloto, é indicar caminhos e ferramentas que facilitam esta jornada que, sem ajuda externa, é quase impossível devido ao ritmo de vida que o mundo em que vivemos nos implica, estudando e trabalhando o dia todo, numa rotina pesada, para então, quando existe uma brecha, descansar para conseguir voltar à rotina na próxima semana, extinguindo então o tempo necessário para olhar para dentro. Infelizmente para o sistema que guia este tipo de rotina, o autoconhecimento é um processo implacável que atinge todas as pessoas uma hora da vida, , de acordo com pesquisas de psicólogos, podendo ser ainda quando jovens ou, caso esteja longe do eixo, por volta dos 40 anos o espírito pede arrego e te implora pelo autoconhecimento.

"Vou te dizer por que está aqui. Você sabe de algo. Não consegue explicar o quê. Mas você sente. Você sentiu a vida inteira: há algo errado com o mundo. Você não sabe o que, mas há. Como um zunido na sua cabeça te enlouquecendo. Foi esse sentimento que te trouxe até mim. Você sabe do que estou falando? Você deseja saber o que é a Matrix? A Matrix está em todo lugar. À nossa volta. Você pode vê-la quando olha pela janela ou quando liga sua televisão. Você a sente quando vai para o trabalho, quando vai à igreja, quando paga seus impostos. É o mundo que foi colocado diante dos seus olhos para que você não visse a verdade. Você é um escravo. Como todo mundo, você nasceu num cativeiro. Nasceu numa prisão que não consegue sentir ou tocar. Uma prisão para sua mente. Infelizmente, é impossível dizer o que é a Matrix. Você tem de ver por si mesmo. Siga-me." Morpheus - Matrix

Então, falando um pouco dos principais problemas que podem ser encontrados, qual a primeira coisa que percebemos quando começamos a olhar para dentro? Percebemos que está uma bagunça, que precisamos por ordem, que fazemos muitas coisas que não tem coerência nenhuma só para agradar ou nos enquadrar a alguma coisa, que somos muitas vezes hipócritas(notem que a primeira pessoa do plural me inclui, pois também tenho muitos mimimis). Nesta muitos pulam fora, alguns entram em depressão e raros encaram de frente com a devida paciência e outras virtudes.

Passado por esta barreira entra então o maior problema. Autoconhecimento é autodestruição! É o que os alquimistas chamavam de lapidação, você terá que cortar fora tudo aquilo que te transforma em chumbo para descobrir o ouro interior. Este processo envolve perder amigos, perder bens materiais, destruir as torres mal construídas, em casos extremos perder toda uma carreira e se isolar socialmente, e isto é, na maioria das vezes, transtornante e traz muito medo.

Só para ilustrar, quantos já ouviram falar de histórias parecidas com a do cara que se formou no ITA e virou hippie porque descobriu que não queria ser engenheiro? Quantas pessoas vocês conhecem que terminaram casamentos de vários anos porque um dia perceberam que não sabiam o que estavam fazendo quando subiram ao altar?

"Eu não posso entender tanta gente aceitando a mentira
 de que os sonhos desfazem aquilo que o padre falou
 porque quando eu jurei meu amor eu trai a mim mesmo..." Raul Seixas - Medo da chuva

Então meus amigos, se vocês querem se conhecer e entrar no caminho da Verdadeira Vontade é necessário vigiar e punir, como diria Michael Foucault, se auto ajudar e ter coragem, a qual não é a ausência do medo e sim saber que existe algo mais importante do que o medo, para não chegar aos quarenta e ficar chorando igual uma criança quando ouvir:

                         

Para este post não ficar tão massante, vou ensinar uma técnica muito boa que me ajuda a não querer fazer coisas que minha mente propõe mas no fundo eu não queria fazer, técnica que aprendi com a PNL (programação neurolinguística).

Primeiramente, como se forma um desejo?
Nosso cérebro funciona, como já citei em vários posts, na base de símbolos. Ele usa os símbolos para nos remeter a energias que já vivemos consciente ou inconscientemente. Então primeiramente ele forma uma imagem simbólica e depois as sensações começam a aparecer tomando a imagem como ponte. O que fazer então se percebemos que um pensamento nos levará a um sentimento que não queríamos ter? Explodimos a ponte!
Quando você perceber que uma imagem está sendo formada você precisa imaginar tudo branco na sua mente, isto fará você esquecer momentaneamente aquela ideia. Para ela não voltar, logo em seguida você deve substituir por uma nova imagem, geralmente é melhor substituir por algo relacionado à primeira coisa, mas que seja de sua vontade. Vou citar um exemplo:

Estou com fome, acho que eu quero comer uma lasan...branco, branco, branco, branco, branco...uma bolachinha integral.
Assim, depois que tiver um certo nível de treinamento (tem que ser bem rápido, logo, a mecanização é importante), você conseguirá controlar com facilidade uma situação como estas. Serve para qualquer situação, é um ótimo mind trick. Você pode utilizar inclusive quando estiver treinando algum exercício de autoconhecimento e seu corpo começar com 'mimimi quero ver tv e as atualizações do facebook'.

Termino este post pedindo desculpas mais uma vez caso tenha começado a leitura do blog e sua vida virou um caos, mas digo: não se preocupe, se isso aconteceu e você encarar de frente, o sucesso é a única opção!
No próximo post volto a falar de Astrologia hermética falando dos sete planetas, das sete virtudes e dos sete pecados capitais.

Vai dar certo!

2 comentários:

  1. Estava pensando exatamente sobre isso enquanto tomava banho - chuveiro, o grande templo da sabedoria e da filosofia - que o fato de ter fugido ao longo desses anos foi exatamente isso: medo. Medo de me enveredar por caminhos que não conheço, medo de ter de perder coisas que amo, medo de seguir por uma estrada que talvez não tenha volta. E é isso que me prende, esse dilema entre a carne e o espírito...
    Que confusão!
    Obrigada pelo texto

    ResponderExcluir
  2. Coragem, coragem, se o que você quer é aquilo que pensa e faz.

    ResponderExcluir