26 de mai. de 2013

Medicina Alternativa: Tantra-Yoga e o sexo

Por: Colorado Teus

Auto-controle

Satisfação,

venho escrever hoje sobre um novo método de cura alternativo às medicinas tradicionais do ocidente, o Tantra-Yoga. Como feito nos outros posts do mesmo estilo, explicarei as bases energéticas e o que significa algumas coisas que são constantemente citadas nos ambientes de Yoga para aqueles que são leigos poderem começar a entender o porquê de muitas coisas que são vistas por aí e muitas vezes sofrem preconceito. Explicarei também o porquê do Tantra-Yoga ser considerado uma religião para muitas pessoas. Desculpem-me se o texto possui muitos termos técnicos, isto acontece pois eles são utilizados nas academias de Yoga, mas farei questão de tentar explicar cada um.

"Yoga é o corpo e a mente andando juntos" 
já dizia um mestre de Yoga cujo nome não me lembro (eu tenho essa mania de não lembrar os nomes das pessoas, desculpem-me)


Pra início do texto terei que explicar bem superficialmente o que é um Chakra, quem quiser uma melhor explicação entre no grupo do blog e vá na seção de arquivos, na qual você encontrará uma apostila sobre Chakras muito completa, que tem até mesmo exercícios para ativação deles e limpeza entre os canais que ligam uns aos outros.

Então, Chakra é uma palavra que vem do Sânscrito que significa Roda, mas roda em movimento. Energeticamente falando, eles funcionam como vórtices de energia Psicofísica. É como um filtro de energias, até ele chega uma energia com vários tipos de fatores que são filtrados e passam apenas alguns tipos por ele escolhidos. Como eles estão em constante movimento, e movimento nos lembra energia, a energia que os alimenta e vitaliza é chamada de Prana, que significa "força vital", uma energia contida no Ar em que respiramos que é responsável pela conexão entre o sutil e o denso. É exatamente por isso que variados estilos de Tantra-Yoga utilizam muitos exercícios de respiração (usualmente chamado de Pranayama), para vitalizar os Chakras.

A palavra Yoga é derivada de "Yuj", que significa "unir", "juntar", "agregar", sendo então o objetivo da prática a união transcendental entre os corpos "sutil" e "denso", como foi dito, a energia responsável pela conexão entre o sutil e o denso é o prana, mostrando que a relação entre Yoga e respiração está arraigada na própria definição do método.

Estes dois níveis (sutil e denso) são exatamente os mesmos que vocês estão cansados de ver sobre aqui no blog, mas por uma questão de nomenclatura vou citar como são pela visão Yogue:

- Denso: - Dhatus (carne, osso, tecidos, sangue..)
               - Cinco elementos (água, terra, fogo, ar e Akasha - que significa vazio)
- Sutil:    - Prana (força vital), Mana (mente) - os rpgzistas pira ao descobrir que mana significa mente, Buddhi (intelecto), Ahamkara (ego) e Chitta (consciência divina)

Com esta classificação já é possível eu passar o que representa cada Chakra pro Yoga:



   Chakra               Região do corpo              Elemento

Muladhara               Base da Coluna                   Terra
Svadhisthana                 Genitais                          Água
Manipura                      Umbigo                          Fogo
Anahata                        Coração                         Ar
Vishuddha                    Garganta                         Akasha
Ajna                          Terceiro olho                     Todos elem.
Sahasrara                       Coroa                           Transcende os elementos

Como muitos sabem, os Chakras regulam o funcionamento de grandes glândulas do corpo, fica a dica para quem quiser ir atrás de maiores ligações entre os Chakras e sistemas de cura.

Bom, neste momento começamos a ver que a parada de estudar vários métodos diferentes não é tão simples, pois a "Água" aqui não quer dizer exatamente a mesma coisa que a "Água" do Tarot, a "Água" do Tai Chi, entre outras. Muitas vezes ocorre de um mesmo nome ser utilizado para duas coisas diferentes, assim como acontece de duas pessoas terem o mesmo nome e serem completamente diferentes, ou não tão completamente assim. Por isso foi necessário criar o que se chama de Ordem para quem estuda diferentes métodos em busca de um objetivo. Em uma ordem os conhecimentos simbólico-teóricos são passados de maneira ordenada, referente ao grau em que a pessoa se encontra nela, e dessa maneira os participantes tem a chance de não ficar misturando tudo que aprendem por fora com o que é ensinado ali dentro; se ali foi ensinado que "água" significa "emoção", você não pensará na água como um Chakra, e sim como um símbolo para emoção... por isso é importante a criação de personalidades para diferentes ordens, assumir diferentes personalidades para diferentes sistemas ajuda a lembrar o que cada símbolo significa em cada lugar.



A ligação entre os chakras é dada por canais chamados Nadis, sendo três os principais: Shushumna, Ida e Pingala. A limpeza desses canais é essencial para a harmonização entre os Chakras, pois com eles limpos, o prana pode passar a vontade de um chakra para o outro, vou citar duas técnicas de limpeza dos nadis ao final deste texto. 

Por fim, existe uma energia espiritual dormente em todo ser humano, chamada de Kundalini. Ela fica no Chakra da base da coluna, o Muladhara, e pode ser "acordada" por algumas coisas, como o sexo ou um alinhamento de Chakras por exemplo.



Mas não se iludam que isso aconteça toda vez que duas pessoas praticam sexo, é necessário uma grande afinidade energética (entre os parceiros e também com o ambiente), muito relaxamento, etc. Os resultados algumas pessoas aqui já devem ter sentido...é aquele orgasmo em que a pessoa cai de costas e tem vários espasmos, perde o controle do corpo, esquece do tempo-espaço em que "vivemos", sente um pouquinho do gosto da morte, etc. Isto falando da relação Kundalini desperta/orgasmos, existem outras situações em que ela pode ser despertada sem mesmo ficarmos sabendo. Bom, com isto tudo explicado podemos chegar ao objetivo do post: O Tantra-Yoga.





Para desapontamento de muitos, o Tantra não é exatamente sexo tântrico, "aaaa mas eu li tudo isso até aqui para chegar aqui e nada sobre sexo?", calma, o sexo é uma das ferramentas do Tantra para fazer o que ele realmente objetiva: a ativação dos Chakras, e, para isso, existem outras coisas como ferramentas além da prática sexual, mas claro que vou falar desta última também.

Sendo mais específico, o Tantra utiliza as faculdades visual e verbal (Yantra e Mantra) para a ativação dos Chakras. Ele estudou os Chakras como centros de transformação em todos os estratos sociais e desenvolveu o Tantra-Yoga para trazer felicidade e alegria na vida mundana, tanto como evolução na vida espiritual. Pode ser utilizado por qualquer pessoa que tenha uma coluna vertebral, duas narinas, boa concentração e poder de visualização.

Bom, o aspirante deve se ver como um Microcosmos, ou seja, uma fagulha do universo. Adormecida e enrolada na forma de Kundalini, a mãe divina Shakti anseia pelo encontro ao supremo Shiva, localizado na coroa de todos seres humanos.


Shakti

O problema é que seu despertar é retardado pela constante atividade mental, que atrai o aspirante ao mundo das percepções sensoriais na busca pela satisfação dos seus desejos. Para transcender as cascas do Ego aparecem as práticas tântricas em seu aspecto mais elevado direcionando as energias psicofísicas para seu funcionamento correto e transformando esta energia em energia espiritual.

Aqui então entra a mistura dos Yantras e Mantras com a prática de Yoga. Os primeiros visam a energização, abertura e controle das energias e o segundo visa o total relaxamento do corpo e união do corpo e da mente para então ser possível a concentração necessária para o despertar da divindade Shakti. O fruto da prática de Yoga é a capacidade de se elevar acima das aflições e transcender as faculdades cognitivas, o mundo perceptual e o apego aos corpos e aos sentidos. Ela proporciona à mente uma orientação unidirecional costumeira, uma atenção ininterrupta à paz permanente, mudança nos padrões de comportamento e, finalmente, a iluminação. Por isso, como disse no início, o Yoga é considerado por muitos uma religião, no sentido literal da palavra que significa "religar a deus". Para isso, são cinco os mais comuns tipos de Tantra-Yoga:
Mantra Yoga: Man significa mente (de manas), concentração. Tra (de trana) significa liberdade e proteção.

Hatha Yoga: Ha significa Sol e Tha significa Lua, simbologia muito parecida com o famoso Casamento Alquímico...

Laya Yoga: Também chamado de Kundalini Yoga, Laya significa "absorção" ou "dissolução".

Raja Yoga: Raja significa Régio, aquilo que é emanado por reis.

Maha Yoga: É um tipo de Yoga que mistura técnicas e processos destes últimos quatro Tantra-Yogas.

Assim explicado, o melhor jeito de sentir os efeitos deste despertar de consciência é vivendo e praticando os estilos, principalmente o sexo tântrico que faz muito bem para alma. Então vou falar sobre ele um pouquinho para aqueles que estão curiosos:

De acordo com alguns livros e fontes das quais já estudei sobre o assunto, a união sexual para ativação dos Chakras só é possível de ser feita à partir seres de sexualidade diferentes. Existem "magias sexuais" no modo solitário ou homossexual, mas não é exatamente a ativação de Chakras que se busca nestes atos.

Então, primeiramente são feitas algumas coisas para o relaxamento e abertura dos nadis dos praticantes. Incensos, sons, danças, alongamentos, massagens comuns são feitos visando o relaxamentos e excitação deles. O beijo e as massagens nos pontos "g" são meios de estimular o andamento das energias pelos corpos, também excitando os participantes. Por excitação entendam aumento da vontade da troca de energias. Aí está algo interessante, de onde vem a vontade das trocas? Geralmente ela acontece quando ambos tem algum tipo de sobrecarga energética mas em sentidos opostos, melhor explicando, ambos tem um tipo A de energia, mas uma é A+ e outra A-, quando isto acontece as pessoas sentem um desejo sexual muito forte, o que também é chamado de libido quando a atração é percebida.

No ato em si, o homem verá seu falo como uma fonte de constante irradiação e a mulher se verá como uma ânfora, um receptáculo de energia. A mulher recolhe a energia cedida pelo homem e a transforma em energia espiritual, após algum tempo, quando existe uma quantidade x dessa energia a Kundalini é despertada gerando um primeiro orgasmo. No orgasmo a mulher gera uma descarga energética que é passada também para o homem, que sente toda esta energia e também tem um orgasmo, que é muito diferente de ejaculação! Os orgasmos mais poderosos são quando a Kundalini sobe por todos os Chakras da mulher e gera os orgasmos múltiplos, que também serão sentidos pelo homem que também terá sua Kundalini ativada, acontecendo então o tão esperado encontro entre Shakti e Shiva. Algumas pessoas conseguem direcionar estas descargas poderosíssimas de energia para a consagração de objetos, energização de algum Chakra, criação de entidades astrais, etc. E claro, o prazer é muito terapêutico, traz vontade de viver e esta é a grande alma da medicina!


Os movimentos durante o ato sexual são feitos de maneira a estimular a abertura dos canais de transmissão entre as energias de ambos, facilitando assim a passagem das energias. As posições são diferentes formas de estimular o libido, abrir canais de conexão diferentes ou para prolongar a não ejaculação do homem, por que este último?

Como disse, o homem precisa ser uma fonte de irradiação constante de energia. Na maioria das vezes, quando ocorre a ejaculação o homem sente um orgasmo e cessa a irradiação, ou seja, no sexo tântrico este tipo de orgasmo não é desejável. Muitos Yogas seguem a filosofia de "segurar o máximo possível".

Bom para quem quiser começar a treinar algo do tipo, o MDD propôs três exercícios essenciais para este tipo de prática em seu blog, vou listá-las:


Depois de muita prática nos de cima:


Para mulher, como podem ver, é um exercício para abertura e limpeza dos Nadis e também para acostumar com as energias de cada Chakra. Para o homem é um exercício para expandir a capacidade de suportar energias no Chakra Muladhara, o qual é muito exigido no ato de sexo tântrico.

Então é isso meus amigos, #partiutantrayoga e fazer muito sexo kkk




Vai dar certo!

2 comentários:

  1. Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar.

    ResponderExcluir
  2. "Faz parte desse jogo
    Dizer ao mundo todo
    Que só conhece o seu quinhão ruim
    É simples desse jeito
    Quando se encolhe o peito
    E finge não haver competição
    É a solução de quem não quer
    Perder aquilo que já tem
    E fecha a mão pro que há de vir" Los Hermanos

    ResponderExcluir