27 de ago. de 2014

Motivação é igual banho!

Este texto foi originalmente postado no blog EstudarSim, mas o Colorado Teus e eu vimos relevância em postá-lo aqui também. Que esta seja uma leitura proveitosa!
_________________________________________________________________________________

Por: Frater Zeca

Sejam muito bem vindos!

Não interessa o porquê você resolveu começar a estudar ou criar uma rotina de estudos. Para as provas do colégio ou da faculdade, para um curso técnico ou profissionalizante, para passar naquele concurso tão almejado e tão concorrido, para desenvolver habilidades requeridas na sua profissão atual, ou até mesmo para buscar auto-entendimento e aprender mais sobre si. Ser acometido pela falta de entusiasmo ou por distrações durante o trajeto é bastante comum.

Muitos vão dizer que você está estudando e sacrificando demais. Poucos irão incentivar essa iniciativa. Mas, no fim das contas, só você irá se arrepender de não ter mantido o foco em seus planos iniciais. 

Então, para aqueles que estão começando, aqueles que estão desanimados, e até para os "macacos velhos" parafrasearei Zig Ziglar: "Motivação é igual banho! Tem que tomar todo dia, senão perde o efeito!"

O que me motiva não é o mesmo que te motiva

Para atingir objetivos é preciso agir e dar o melhor de si. A motivação é o impulso que nos coloca no caminho ou nos mantém nele até chegarmos ao sucesso seja qual for o resultado que estabelecemos inicialmente. Porém, a motivação é um processo individual. Logo, antes de buscar manter-se motivado, é importante analisar qual é sua base motivacional. O que me leva a querer aquilo que estou lutando para conseguir? O que me faz almejar a conquista de algo específico? É necessário conhecer e determinar os frutos que  se deseja colher antes de plantar a árvore.

Algumas teorias e minha sincera opinião

A maioria das teorias neste tema descrevem as necessidades mais latentes em cada ser humano para depois definir sua base motivacional. Maslow categoriza hierarquicamente as necessidades humanas em cinco (necessidades fisiológicasnecessidades de segurança,necessidades sociaisnecessidade de estima e necessidade de autorrealização), para depois estabelecer uma distinção entre motivação de deficiência e motivação de crescimento. Clayton Alderfer, partindo da Teoria de Maslow e, modificando-a ligeiramente, conclui a existência de três fatores essenciais para motivação (necessidade existencial,necessidades de relacionamento e necessidades de crescimento). Já Herzberg fala defatores de higiene (fatores extrínsecos) e fatores de motivação (fatores intrínsecos). E por último, McClelland fala de necessidades socialmente adquiridas durante a vida, separando-as em três (necessidade de realizaçãonecessidade de afiliação e necessidade de poder). Encontrei um artigo bacana que resume bem todas estas teorias e mostra algumas outras. Quem interessou-se por esse pequeno quadro que acabei de expor, vale a pena lê-la na referência [1].

Agora, na Teoria do Zé Lucas (que já adianto não ser uma teoria de verdade) acredita-se que a motivação é mais subjetiva e está fundamentada em nossa verdadeira vontade [2][3], que é não só aquilo que amamos, mas que também fazemos muito bem, sendo capaz de gerar benefícios para terceiros, e ainda pagariam para que fizéssemos.

Obviamente,  não nascemos sabendo qual é nossa verdadeira vontade. Isso requer atenção, dedicação e paciência.  Mas isso não significa que, enquanto não soubermos, nossos propósitos e objetivos sejam vazios. Muito pelo contrário. Tudo que provém do nosso íntimo é o material que devemos utilizar para aprender sobre nós mesmos. Encontre uma motivação inicial e molde-a para que se torne sua motivação ideal.

Manter-se motivado

Deixemos o conteúdo "autoajudista" (ou "autoajúdico" é melhor?). Já descobriu uma motivação inicial? Maravilha. Aqui estão algumas dicas para não perdê-la:


  • Crie um "ritual motivacional": partindo do pressuposto que sua meta está definida e seu plano está traçado, reserve um pequeno momento todos os dias para lembrar-se disso ou crie um método que desperte a vontade de continuar em frente. Pode ser uma pequena mensagem escrita em um papel pendurado na cabeceira da sua cama, no espelho do banheiro, na porta da geladeira, ou em qualquer lugar comum do seu dia-a-dia. Você pode também criar uma frase que te inflame o espírito e dizê-la todo dia de manhã, antes de começar seu dia. Esse é o meu método, a propósito. Ou você pode criar sua própria forma, que seja rápida e estimulante, de lembrar-se do porquê a sua luta é válida e importante.                                                                                                                                         
  • Busque histórias inspiradoras: O mundo por vezes se mostra um lugar difícil e a realidade dura. E pode apostar que todos tem dias ruins. Mas ainda sim existem pessoas vencendo todas as dificuldades e conquistando seu sucesso pessoal. Você pode inspirar-se em figuras conhecidas como Martin Luther King Jr., Mahatma Gandhi, Nelson Mandela ou até Oprah Winfrey. Outra possibilidade é navegar um pouco pela internet e conhecer centenas de histórias de superação, luta e conquista. Uma que eu particularmente gosto bastante é a de Arthur, um ex-paraquedista veterano da Guerra do Golfo que sofreu lesões na coluna e joelhos pela quantidade de saltos que executou. Vejam a história na referência [4]. Assim como esta, existem muitas outras. De tempos em tempos, tentarei postar histórias assim para nos lembrar que manter a cabeça erguida e lutar por nossas metas e sonhos, por mais difícil que seja, é uma escolha que podemos fazer diariamente.                                                                             
  • Vislumbre o futuro: Ao final de uma semana bem sucedida em seus planos, ou depois daquele dia que te estraçalhou, mas não te derrotou, coloque a cabeça no travesseiro e imagine as coisas que estão vindo em sua direção, frutos de uma determinação constante. É quase como a primeira dica, mas esta é mais um exercício para recompensá-lo. Pense como sua vida será e tenha em mente que a cada dia vencido, um passo foi dado nesse sentido.                                                                                          
  • A carta na manga: Sabe aquele filme, aquela música, aquele livro ou aquele vídeo no youtube que levanta seu ânimo e renova suas energias? Estilo Rocky Balboa? Essa força pode ser extremamente útil em momentos que as coisas parecer dar errado. Quando o golpe sofrido for grande demais e suas forças parecerem ter sido retiradas de uma vez, não vá chorar as mágoas com um copo de cerveja. Coloque-o pra tocar e alimente-se disso. Quando se está no limite do abismo, o impulso para o lado certo é fundamental para sobreviver. Deixarei um vídeo bem curto na referência [5] que eu uso de vez em quando.

Acho importante dizer que, apesar de ser totalmente a favor das pessoas abraçarem suas causas com unhas e dentes, não acredito que o sucesso deva ser buscado a qualquer custo. O respeito, a ética e a sobriedade nas atitudes enquanto ser humano deve ser preservado e valorizado ao máximo. Apesar de não achar que tenha feito apologia a algum tipo de "mau comportamento", fica registrada esta mensagem final.

Espero que tenham gostado e que continuem ligados aqui!

_________________________________________________________________________________
[1] Já adianto que o artigo tem foco no âmbito empresarial e de gerenciamento de Recursos Humanos. Mas abstraindo um pouco é fácil tirar algo produtivo para um aspecto pessoal e individual.
http://www.gerenciamento.ufba.br/MBA%20Disciplinas%20Arquivos/Lideranca/Teorias%20Motivacionais%20Pontif%C3%ADcia%20Universidade%20Cat%C3%B3lica%20de%20%E2%80%A6.pdf
[2] O blog desta referência (e da próxima) possui um conteúdo esotérico e, apesar do artigo ser bem tranquilo e acrescentar muito na noção de motivação, recomendo que aqueles que não se identificam com estes assuntos, por favor ignorem. Espero que isto não te afaste do meu blog, que não tem pretensão nenhuma de falar sobre espiritualidade seja qual for o viés, mas incentiva sempre o autoconhecimento. Esteja avisado!http://www.deldebbio.com.br/2012/01/25/o-heroi-em-voce/ 
[3] http://www.deldebbio.com.br/2012/08/08/grafico-da-verdadeira-vontade/
[4] Este vídeo possui vários clichês que muitos vídeos de superação usam, mas o que importa é olhar através disso. https://www.youtube.com/watch?v=qX9FSZJu448
[5] É um vídeo que pode parecer um pouco bobo, mas como causou um efeito em mim a primeira vez que vi, achei interessante mostrar para que todos entendam que é uma coisa individual e intransferível. https://www.youtube.com/watch?v=0MTlohPLIL4

Nenhum comentário:

Postar um comentário