Por: Colorado Teus
É um pouco difícil saber quando uma pessoa é ou não um picareta da espiritualidade, mas existem algumas coisas que, quando percebermos, precisamos tomar algum cuidado com as pessoas:
- Sua fala é impositiva, sempre falam de forma forte como se o que dissessem é uma verdade incontestável, e sempre fica a impressão de que se as outras pessoas não acreditam naquilo, são muito burras.
- Não usam argumentos lógicos para fundamentar o que falam, suas falácias são baseadas no que uma "autoridade no assunto" ou uma "tradição" disse, se eles disseram é assim que tem que ser e ponto final.
- Usam de "fontes científicas" que não existem, citam pessoas que não existem ou jamais passaram pelas universidades citadas. É necessário sempre olhar a fonte, pesquisar nos sites ou arquivos das universidades/revistas que foram citadas, ou perguntar para alguém que sabe do assunto se os argumentos utilizados são válidos.
- Vendem alimentos, remédios, cds, máquinas, cursos, livros miraculosos que vão transformar a vida da pessoa sem qualquer tipo de esforço pessoal.
- Usam argumentos válidos para ganhar a confiança da pessoa, e então começam a vender suas besteiras que não têm nada a ver com o argumento utilizado.
- Falam que todas as defesas da pessoa não funcionam, que Exu não é guardião, que a vela para o Anjo da Guarda não funciona, que os assentamentos foram feitos da maneira errada, que os pontos riscados das entidades são sigilos de entidades malignas, que as orações que a pessoa utiliza não têm fundamentos, que o RMP ou outro banimento/invocação é um ritual fraco, para então ter as brechas necessárias para agir.
- Acusam os outros professores de picaretas sem apresentar qualquer argumento, desmerecendo tudo que eles disseram e falando de maneira geral que é burrice quem acredita naquilo que tais professores disseram.
- Abusam do orgulho e da vaidade das pessoas, elogiam elas o tempo todo e dizem que são especiais, que não são como os burros do grupo que elas pertencem.
- Usam métodos que tornam as pessoas dependentes da técnica por ele passada, mas que ele não ensina ninguém a fazer, é preciso comprar dele para ter.
- Basicamente, não ensinam as pessoas a buscarem, sempre desincentivam as pessoas a conhecerem novos grupos ou lerem livros do assunto, pois eles precisam de que a pessoa continue ignorante para continuar comprando tudo dele.
Lembrem-se sempre meus queridos: Toda ideia que surge falando sobre evolução ou melhoria do mundo e pessoal sem citar a importância do esforço pessoal, autoconhecimento, autoentendimento ou autocontrole não passa de uma ilusão criada para justificar a preguiça.
Vai dar certo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário