16 de dez. de 2013

Classificação Tipológica e o Tarot

Por: Colorado Teus

Satisfação,

durante meus estudos do HKT (Tarot da Kabbalah Hermética), entrei em contato com um estudo da área de Psicologia muito interessante, o de classificação tipológica das pessoas. Este estudo foi iniciado por Carl G. Jung (em seu livro Tipos psicológicos) e depois foi expandido por Isabel Myer e Katherine Cook Briggs, o que ficou conhecido como MBTI (Myer Briggs type indication), que serve para identificar características e preferências pessoais. Uma vez que você sabe em qual tipo você se enquadra mais, pode estudar aquele tipo e perceber muitas coisas de sua personalidade que não tinha percebido sozinho. As áreas de aplicação hoje são imensas e vão desde ambiente empresarial a comunicação, escolha vocacional, planejamento de carreira, compreensão intercultural, educação, espiritualidade e relacionamentos. Então resolvi fazer um texto sobre isto hoje, espero que gostem.



Bom, como no estudo que fizemos no texto Os Quatro Elementos, tudo começa de uma primeira divisão, Yin ou Yang, expansão ou contração, aqui chamaremos de Extrovertidos e Introvertidos.


Atitudes

Extrovertidos (E): Obtém sua energia através da ação; gostam de realizar várias atividades; agem primeiro e depois pensam. Quando inativos, sua energia diminui. Em geral, são sociáveis. Aqui serão representados pelo arquétipo do Homem, aquele que joga o esperma para fora durante o ato sexual, como elemento seria o Fogo.

Introvertidos (I):
Obtém sua energia quando estão envolvidos com idéias; preferem refletir antes de agir e, novamente, refletir. Precisam de tempo para pensar e recuperar sua energia. Em geral, são pouco sociáveis. Aqui serão representados pelo arquétipo da Mulher, aquela que recolhe o esperma para dentro durante o ato sexual, como elemento seria a Terra.
No Tarot temos Reis e Cavaleiros representando os tipos Extrovertidos (E) e as Rainhas e Princesas representando os tipos Introvertidos (I).

Agora, assim como no texto sobre os 4 elementos, da primeira classificação dividimos cada uma em outras duas, o que foi chamado de:


Sensoriais e Intuitivos

Descrevem como a informação é entendida e interpretada.

Sensoriais (S): Confiam mais em coisas palpáveis, concretas, informações sensoriais. Gostam de detalhes e fatos. Para eles o significado está nos dados. Precisam de muitas informações. Nada melhor que o elemento Terra para representar o apego aos 5 sentidos.

Intuitivos (N): Preferem informações abstratas e teóricas, que podem ser associadas com outras informações. Gostam de interpretar os dados com base em suas crenças e experiências pessoais. Trabalham bem com informações incompletas e imperfeitas. Aqui tem-se as pessoas que trabalham mais o elemento Fogo, que representa o espírito ou corpo abstrato.

Racionalistas e Sentimentais

Descrevem como as decisões são realizadas.

Racionalistas (T - de Thinking): Decidem com base na lógica e procuram argumentos racionais. A racionalidade é representada pelo elemento Ar.

Sentimentais (F - de Feeling): Decidem com base em seus sentimentos (não confundir com emoções). O sentimentalismo representado pelo elemento Água.

Após isto, vem a grande sacada, de Isabel Myer e Katherine Cook Briggs, quanto ao comportamento em relação ao meio em que a pessoa vive. Já dizia Aleister Crowley: "Os Reis hão de ser Reis, os Escravos hão de servir."


Estilo de Vida (J-P)

Myers e Briggs perceberam que as pessoas podem ter uma preferência pela função de julgamento (J) ou pela função de percepção (P). A isto chamaram o embaixador para o mundo externo. Grosseiramente um Julgador tentará controlar o mundo, enquanto um Perceptivo tentará se adaptar a ele (são aventureiros).

Julgadores (J): Sentem-se tranquilos quando as decisões são tomadas.

Perceptivos (P): Sentem-se tranquilos deixando as opções em aberto.


Tendo as 4 dicotomias, cada pessoa irá se enquadrar melhor em algumas destas combinações que seriam, por exemplo, ESTJ (extrovertido, sensorial, racionalista e julgador), INFJ (Introvertido, intuitivo, sensorial e julgador), etc. No total são 16 combinações possíveis. Vou colocar aqui o teste rápido do site http://inspiira.org para cada um poder fazer sua própria classificação e continuar no texto com uma melhor compreensão do sistema; note que em cada momento de nossas vidas tomamos atitudes diferentes e então receberíamos classificações diferentes (o José do Trabalho, é diferente do José pai de família, que é diferente do José estudante que é diferente do José Atleta...). Clique na imagem a seguir para conhecer o teste:









E então aparecem as classificações em grupos para facilitar algumas explicações. Historicamente temos isto:



Ao final podemos notar a correspondência com a classificação MBTI. Dada esta classificação, fiz uma tabela comparando as cartas da corte do Tarot com estes quatro grupos, de acordo com a classificação do HKT:



Para entender um pouco melhor a ideia dos grupos, segue a tabela, também do site http://inspiira.org :


Com isso, por fim, irei apresentar cada uma das cartas da corte do tarot (as aqui utilizadas são do Tarot de Rider-Waite) comparando com as classificações tipológicas.


Ouros
O signo de Ouros está ligado ao mundo físico, ao dinheiro e bens materiais. Nos quatro naipes teremos o quaternário Pai (Reis), Mãe (Rainhas) e filhos (Príncipes ou cavaleiros e Princesas, Pajens ou Valetes).


As Princesas de Ouros representam algo que ainda está nascendo no mundo físico e requer cuidado ou proteção. Formam a parte reativa (precisa que alguém puxe o gatilho) dos Guardiões (Conservadores), suas inteligências mais desenvolvidas são a de Suporte e são as atenciosas Protetoras.


Os Príncipes de Ouros representam as pessoas realizadoras, aquelas que resolvem os problemas. Formam a parte reativa dos artesãos (Animadores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de improvisação e são os expressivos Artífices.


As Rainhas de Ouros eram as pessoas que administravam o castelo, que tomavam conta da administração. Formam a parte proativa dos Guardiões (administradores), suas inteligências mais desenvolvidas são as de regulagem e são as atentas inspetoras.


Os Reis de Ouros são aqueles que gerenciam o reino, que o expandem. Formam a parte proativa dos artesãos (Operadores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de Dinamização e são os expressivos Promotores.

Espadas

O signo de espadas se refere ao mundo astral, o mundo das ideias e projetos.


As princesas de Espadas são aquelas que fazem a base do projeto. Formam a parte reativa dos idealistas (Engenheiros). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de construção e são as atentas Arquitetas.


Os Príncipes de Espadas são aqueles que dominam as regras do jogo, ao ponto de até conseguirem quebrar estas regras. Formam a parte proativa dos racionais (Coordenadores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de Preparação e são os expressivos Marechais de Guerra.




As Rainhas de Espadas são as senhoras sem piedade, frias e precisas. Formam a parte proativa dos artesãos (Operadores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de dinamização. São as atentas artistas.


Os Reis de Espadas são os conhecedores de tudo, aqueles que sabem tudo de todos os cargos de uma empresa. Formam a parte proativa dos guardiões (Administradores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de regulagem. São os expressivos Supervisores.

Copas

O naipe de copas está ligado às emoções, àqueles que trabalham e dominam o mundo emocional.


As Princesas de Copas são aquelas dependentes de emoção, pessoas idealistas. Formam a parte reativa dos idealistas (Defensores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de mediação. São as atentas curadoras.


Os cavaleiros de Copas são aqueles que resolvem os problemas emocionais, são geralmente gentis e ensinadores. Formam a parte proativa dos idealistas (Mentores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de desenvolvimento. São os expressivos professores.



São as mãezonas, fabulistas, escritoras, compositoras. Formam a parte reativa dos artesãos (Animadores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de Improvisação. São as atentas Compositoras.


Os Reis de Copas são aqueles vozões, paizão misericordioso. Formam a parte reativa dos guardiões (Conservadores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de Suporte. São os expressivos provedores.

Paus

O naipe de paus esta ligado à Vontade (tesão por fazer algo), àqueles que trabalham o mundo espiritual.


As princesas de Paus são as conselheiras e palpiteiras, aquelas que adoram dar um pitaco. Formam a parte proativa dos idealistas (Mentores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de desenvolvimento. São as atentas conselheiras.


Os Cavaleiros de Paus são aqueles defensores das causas, os porta bandeira. Formam a parte reativa dos idealistas (Defensores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de Mediação. São os expressivos Defensores.


As Rainhas de Paus são as cérebros mestre, aqueles que gerenciam o ideal. Formam a parte proativa dos racionais (Coordenadores). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de Preparação. São as atentas cérebros mestre.


Os Reis de Paus são os grandes inventores e gurus, aqueles que têm a mente à frente de seu tempo. Formam a parte reativa dos racionais (engenheiros). Suas inteligências mais desenvolvidas são as de construção. São os expressivos Inventores.



Um exercício interessante agora seria cada um pegar pessoas que fizeram/fazem parte de suas vidas e classificá-las nestes 16 tipos psicológicos. É a melhor forma de ver como funciona na prática este sistema de classificação e, com o aprofundamento, cada um irá aprender lidar melhor com cada um dos 16 tipos.

Na Astrologia, as cartas da corte representam algumas regiões do "zodíaco" bem específicas, como é mostrado no seguinte Lamen:

Lamen, Robert Wang

Vai dar certo!


Referências:

- Curso de Tarot Arcanos Menores Marcelo Del Debbio;
- HKT
http://en.wikipedia.org/wiki/Keirsey_Temperament_Sorter
http://inspiira.org

Um comentário:

  1. Gratidão irmão, você ajudou muito esse Arquiteto buscando a lógica do sistema por trás da realidade ;D

    ResponderExcluir