9 de nov. de 2015

Nunca se esqueça de quem você é!

Por: Colorado Teus

"Nunca se esqueça de quem você é, pois o resto do mundo não irá. Use isso como uma armadura, e isso nunca poderá ser usado para te machucar." Tyrion Lannister, Game of Thrones


A atitude do fraco sempre será renegar seus defeitos, como Jung bem observou nos seus estudos sobre as 'sombras' humanas. Toda memória que não agrada o orgulho da pessoa é recalcada para um abismo do subconsciente, onde ela alimenta os famosos Demônios interiores. Esses demônios assombram a vida da pessoa e ela sempre fará de tudo para evitar se aproximar deles, assim, passa a censurar (ao invés de encarar) tudo que pode remetê-la a eles, ou seja, censura tudo que a desagrada.

Não há forma mais simples de entender os Demônios, eles surgem e se fortalecem de tudo que as pessoas rejeitam de si próprias, se alimentam da covardia em encarar os próprios erros e das mentiras que constantemente são feitas para auto enganação. Quando outra pessoa tenta ajudá-las a enxergar que está errando, um demônio chamado Ego atua através dessas e tenta afastar o ajudante, oprimindo tudo que pode atrapalhar o sistema de chorume que os alimenta.

Lutar contra eles não é exatamente difícil, na verdade exige-se basicamente Vontade, Honestidade e Paciência.

- Vontade de melhorar como pessoa, vontade de não estagnar ou continuar repetindo os mesmos erros de sempre.

- Honestidade para assumir que comete erros e não é perfeito, pois, sem saber quais são os próprios problemas fica mais difícil de corrigi-los.

- Paciência porque nenhum processo interior muda totalmente do dia para a noite, é necessário calma para consertar de verdade um problema antes de partir para o próximo; se não for possível consertar primeiro os problemas mais simples, nunca se conseguirá consertar os mais complexos e profundos.

Muito sábio foi o grande Índio que atravessou os portais de Hades para nos dizer: "Com os mais evoluídos aprenderemos, aos menos evoluídos ensinaremos e a ninguém [inclusive nós mesmos] renegaremos." Sem pular degraus, sem deixar de lado o que não nos agrada, focalizando o processo e não o resultado, passamos a nos aceitar cada vez mais e, assim, pode acontecer o maior milagre da vida: entender onde nos encaixamos no Universo.

Vai dar certo!
Colorado Teus

Um comentário:

  1. É maravilhoso como a mente trabalha pra se manter na inércia dos hábitos comportamentais (mento-emocionais), estejam eles na consciência ou na inconsciência. Por outro lado, é fantástico quando ela se movimenta em sentido para novos hábitos sadios, particularmente na vertical, no sentido Ético, quando então, o universo, passa a conspirar a nosso favor.
    Grande Abraço Frater Colorado Teus

    ResponderExcluir