7 de jan. de 2016

O Conhecimento Sagrado

Por: Colorado Teus

Satisfação,

nos últimos textos passei boa parte do tempo falando sobre o que não é legal no meio espiritual, sobre muitas distorções e falácias que andam rolando por aí. Apesar de ter construído um pouco, houve muita desconstrução e uma forte tentativa em afastar nossos queridos leitores dos charlatões e pessoas preguiçosas que só repetem como maritacas aquilo que ouviram, ao invés de estudarem e construírem uma boa base de conhecimentos para serem capazes de produzir mudanças consistentes na vida dos estudantes.



Dentro da via em que fui desenvolvido espiritualmente, os professores e mestres orientam e são orientados a ajudar no período de desconstrução, a ajudar o aluno/buscador a se afastar da sujeira que existe no mundo, a filtrar as ilusões que o ego cria (o famoso pensar que somos algo que não somos), a fortalecer as virtudes e a diminuir as fraquezas.

Esse é o Sagrado caminho do Autoconhecimento, o famigerado "Conhece a ti mesmo e conhecerás as maravilhas do Universo". Apesar dessa frase ter se tornado senso comum no repertório requentado do meio esotérico, ela nunca será de entendimento comum, pois poucos são aqueles que realmente a entendem e a aplicam em sua vida. A grande maioria das pessoas não consegue responder mais do que duas linhas quando perguntamos "Quem é você?" Elas falam de seus títulos, de suas propriedades e de suas conquistas mundanas, mas dificilmente conseguem ir além disso.

Estou cansado de fazer essas pergunta e ouvir respostas resumidas do tipo "Sou Doutor em Física", "Sou dono da loja tal" ou "Sou de tal família". É sério que você é apenas isso? O ser humano pode ser muito mais do que apenas uma ideia ou um título quando ele passa a pensar por si mesmo. Isso acontece a partir do momento em que ele não deixa mais que Maya decida quem ele é, e assume a posição de comandante de sua própria carruagem. Assim, ele deixa de ser um doutor em física e passa a ser um Deus, que com tais características e vontades, realiza (realização vem de ação real, da realeza) na área da física.

Essa consciência é atingida em sua plenitude com o que muitos chamam de "Magia Branca", "Conversação com o Sagrado Anjo Guardião" ou "Conhecimento de sua função como ser Divino". Existem muitos caminhos que levam até essa consciência, pode ser através de Yoga, Meditações profundas, Orações, Mantras, Devoção, Rituais (como o famoso ritual de Abramelin), trabalhos com Chakras etc. Todos os caminhos podem nos levar ao AMOR de Tipharet, desde que os trilhemos com honestidade, sinceridade e humildade, e para isso é preciso que focalizemos nossa atenção no processo e não no objetivo.



Existe um padrão em todo ser luminoso que encontrei em meu caminho: todos eles fazem tudo com o maior carinho e atenção (isso envolve até mesmo a forma de segurar um copo d'água), são totalmente conscientes no momento presente e não poupam energias para que tudo seja feito da melhor forma possível, de acordo com sua Vontade.

Não é apenas nos estudos e exercícios que conseguimos nos conhecer melhor, a principal fonte de autoconhecimento é a rotina, com a percepção de como fazemos cada coisinha e como reagimos aos diferentes estímulos. Notem que todos os defeitos surgem de padrões reativos, todos os deliszes vêm de momentos de cegueira emocional (tanto de emoções boas quanto ruins).

Quando buscamos saber quem somos, temos duas perguntas básicas a fazer:
  • O que eu tenho de diferente do resto?
  • O que eu tenho de semelhante ao resto?
Buscando as diferenças fortalecemos nossa identidade, buscando as semelhanças fortalecemos nossa ligação com o resto do mundo. Alguns grupos insistem em dizer que devemos eliminar nossas diferenças, mas isso se fundamenta no interesse de fortalecer algum tipo de ligação (normalmente ligações lucrativas); nossas diferenças são partes essenciais daquilo que cada um chama de "Eu".

Vale lembrar que todo o processo de responder essas perguntas se dá na 'memória', seja ela consciente ou inconsciente. Assim, há alguns campos da memória em que podemos pesquisar informações valiosas para o autoconhecimento, dentre eles estão:
  • Hábitos
  • Posses/títulos/conquistas
  • Crenças (não só religiosas, vale qualquer conhecimento utópico)
  • Virtudes
  • Defeitos
  • Experiências (cada pequeno ato da vida pode ser assimilado à sabedoria)
  • Medos
  • Afinidades
  • Empatias/Antipatias
  • Emoções (aquilo que nos põe em movimento sem pensarmos se queremos mover)
  • Vontade
  • Conhecimentos
  • Exceções (sempre temos algo diferente, que ninguém ou poucas pessoas também têm)
  • Planejamentos
  • Sonhos
  • Ancestralidade
  • Entendimentos (aquilo que já testamos e vimos os resultados)
  • Sabedoria (como somos capazes de agir frente ao desconhecido)
  • Etc.
A lista é enorme, mas tentar esclarecer para si as áreas que citei poderá ajudar bastante no processo de autoconhecimento. É muito importante reler muitas vezes essa lista e tentar ter o máximo de consciência possível sobre suas memórias ligadas a cada campo.

Com o Autoconhecimento temos mais chances de conhecer nossa função no universo, pois de acordo com os meios hermetistas nós trouxemos todas as ferramentas que precisamos para realizar nossa Verdadeira Vontade, assim, sabendo quais são elas, poderemos deduzir o que viemos fazer (ou ouvir diretamente do próprio chefe).

Obviamente, conhecer nossas ferramentas não é o suficiente, precisamos também entender como elas funcionam (autoentendimento) para depois conseguirmos utilizá-las da melhor forma possível (autocontrole). O que os alquimistas nos propõem é: "Ora, lege, lege, relege, labora et invenies." ou "Ora, lê, lê, relê, trabalha e encontrarás". Não é fácil, ninguém nunca falou que seria, o que todas as pessoas luminosas dizem é que todos são capazes.

Esse é o Conhecimento Sagrado, o conhecimento de que tudo que você precisa para ser pleno está dentro de você; não há nada externo, você é capaz de fazer tudo aquilo que sua Vontade mais íntima deseja fazer, basta querer parar de sofrer, saltar o abismo do medo e começar a busca nesse exato momento.

Espero que com esse conhecimento vocês entendam porque desprezo tantos grupos que se dizem espiritualistas mas que ficam o tempo todo tirando a atenção da pessoa de si mesma, inventando milhares de técnicas mirabolantes, falando de contato com extraterrestres (apesar do SAG ser um, mas isso não vem ao caso), criando dietas loucas ou até mesmo abstinências totais (como disse Buda: "não me tornei nem um pouco mais sábio ficando sem comer, fiquei apenas mais fraco fisicamente"), vendendo cursos e técnicas caríssimos (cadê o desapego que tanto pregam?), canalizando mensagens dos grandes mestres iluminados (falam em nome de Jesus mas não respeitam ou se dão bem nem com a própria família), vendendo desobsessões e despachos etc. Coisas sobre as quais todos estão cansados de me ouvir falar mas que insisto em repetir, pois o tempo todo existem pessoas caindo nesses golpes. A chave aqui é sempre, sempre, sempre se perguntar "O que posso aprender com isso/onde isso pode me levar/eu isso me afasta ou me aproxima do que busco?"

Vai dar certo!

2 comentários: