6 de mar. de 2013

O homem que "cantou a sua vida com orgulho"


Por: Zé Lucas Nora

"Meu estilo de vida liberta minha mente
Completamente louco, mas um louco consciente."




Muitos acordaram hoje (inclusive eu) com a notícia da morte de Alexandre Magno Abrão, mais conhecido como Chorão. É inegável a sua importância para o cenário do rock nacional (e do rap também, por que não?) e a sua influência em uma geração que cresceu ouvindo suas letras e seu som na banda Charlie Brown Jr, quer você goste ou não. Apesar da maioria dessa geração ainda não ter atingido a maturidade, a marca CBJr já é definitiva em um nível muito pessoal para muitos de nós.


Chorão era artista por ser autêntico, por ser genuíno. Os temas recorrentes em suas letras durante toda a carreira deixam evidentes que ele falava da própria experiência de vida, do modo como aprendeu as coisas e a postura que adotou para enfrentar o caminho. Charlie Brown Jr transborda a sua personalidade.

Mas o objetivo dessa postagem não é contar sua história, nem analisar o impacto que Chorão teve na música. Quero falar um pouco sobre a sua mensagem. Tentarei colocá-la de forma ampla e estabelecer qual seria a "lição" tirada dela.



ATITUDE PARA REALIZAR e CONSCIÊNCIA PARA CRESCER


"Que mundo é esse que ninguém entende um sonho?
 Que mundo é esse que ninguém sabe mais amar?
 Pra tanta coisa que faz mal eu me disponho"

Chorão sempre falou em como a vida é permeada por dificuldades e o mundo, corrompido e manipulado, vai te julgar e condenar de mil formas. Versos como "Eles querem que vocês se sintam mal, pois assim eles se sentem bem" e "Eles não entendem, não vão descobrir" mostram isso. Mas vide a música "O Preço" (provavelmente autobiográfica). Apesar dos sofrimentos, "existe sempre um outro jeito de se poder chegar".

Chorão nunca falou em desistir. Apesar de possuir letras muitas vezes agressivas, até podendo ser consideradas ofensivas em alguns casos, sempre falou em manter a cabeça erguida e seguir em frente, não importa o quê. Disposição e força são características necessárias durante toda a nossa trajetória. Com o tempo a vida vai ficar mais fácil? Não! É você quem vai estar mais preparado para ela.


"Não se queixe da falta do peixe
 Não deixe o mar te engolir"

O fato de referir-se várias vezes aos problemas que passou não insinua que ele deseja ser transformado em um mártir. Ele não se queixa das coisas como forma de justificar algum insucesso. Pelo contrário, ele fala sobre ser possível atingir seus objetivos APESAR de tudo. Fala em transformar obstáculos em lições de vida. Vemos isso, por exemplo, quando ele canta "Porque a vida me ensinou e eu me tornei um gigante". É basicamente assumir o controle da própria vida, admitir sua responsabilidade pelo rumo que ela tomar e movimentar-se para atingir os objetivos. Correr atrás é obrigação de quem quer realizar alguma coisa.

Resumindo essas idéias iniciais? O próprio Chorão faz isso pra gente:

"Eu sei que a vida é louca e é difícil acreditar,
 Mas o mundo é das pessoas que mandam em seus sentimentos,
 O mundo é das pessoas que sonham [...]"


Outro tema recorrente em suas letras é crescimento pessoal: "A vida me ensinou a nunca desistir / Nem ganhar, nem perder mas procurar evoluir" e  "Quanto mais a gente rala, mais a gente cresce".

A cada música tínhamos a impressão que uma descoberta nova sobre si mesmo acontecia. Parece que ele refletia muito sobre a própria vida, e diversas vezes passava a se enxergar de forma diferente (o que não significa inconsistência de opinião, mas sim amadurecimento). Constantemente lembrando suas origens, como em seu quase bordão "Eu vim de Santos, sou Charlie Brown" e em versos como "Hoje eu vou de limousine  mas eu já andei de trem", temos a impressão que ele admitia as falhas do passado, mas sem nunca esquecer que foram elas que o ensinaram a ser quem é.

Mas não se engane quanto à sua postura. Ele não criava idéias aleatórias com a intensão de justificar erros (pelo menos não mais que a maioria das pessoas). Em suas próprias palavras "Viver intensamente, mas com a cabeça no lugar".


"O tempo é rei, a vida é uma lição
 E um dia a gente cresce,
 e conhece nossa essência e 
 ganha experiência
 E aprende o que é raiz, então cria consciência"



SÓ OS LOUCOS SABEM

De todas as letras da banda Charlie Brown Jr, esta é aquela que mais me impressiona pelo conteúdo. Ao longo da carreira de Chorão, é possível perceber como suas letras se tornaram mais sóbrias e mais carregadas de significado transcendental. Gradativamente, todos estes princípios vão se referindo menos a situações materialistas específicas, e se tornando mais mentais e espirituais. É claro que músicas mais despretensiosas ainda eram feitas. Mas aquelas com a intenção de reflexão se tornaram bem mais consistentes.

Primeiramente, vamos ao louco. Todo mundo hoje em dia adora dizer que é louco, é diferente, e não sei o que mais. A maioria destes comentários são só pessoas alimentando o próprio ego. O louco referido na canção é aquele que enxerga além da própria realidade material. A loucura aqui, é uma forma de pensar adquirida por um conhecimento diferenciado. A pessoa adquiriu uma visão de mundo fora dos lugares comuns da filosofia, religião e ciência. Não é só enxergar as coisas melhor, mas também é enxergar mais além.

"Agora eu sei exatamente o que fazer
Bom recomeçar, poder contar com você
Pois eu me lembro de tudo irmão
Eu estava lá também
Um homem quando está em paz
Não quer guerra com ninguém

Recomeçar aqui tem um sentido de  reavaliar. Moldar a forma de pensar novamente, tendo em mãos uma ferramenta nova, uma visão nova, e é justamente por isso que agora é possível saber o que fazer.

"Eu segurei minhas lágrimas
Pois não queria demonstrar a emoção
Já que estava ali só pra observar
E aprender um pouco mais sobre a percepção

Observar e aprender mais sobre a percepção. O que há para aprender sobre a percepção? Tudo! A percepção humana é limitada em todos os aspectos (física, mental e espiritualmente) devido às condições que nos encontramos. Enquanto homens, atingir a percepção total sobre todas as coisas é um estado muito distante, inconcebível. Portanto existe a noção de que as pessoas podem sempre expandir sua percepção.

Eles dizem que é impossível encontrar o amor
Sem perder a razão
Mas pra quem tem pensamento forte
O impossível é só questão de opinião"



Aqui vemos a quebra de um paradigma. A afirmação que é impossível encontrar o amor sem perder a razão seria a visão mais comum, mais "ortodoxa" das coisas. Em contrapartida temos a afirmação que o pensamento forte torna o impossível questão de opinião. Ou seja, o conhecimento tradicional e mundano faz com que não só tenhamos uma percepção limitada, mas também falha. O pensamento forte é a nova forma de pensar. E quem tem o pensamento forte? Os loucos! Os loucos são os verdadeiros conhecedores das essências humanas. São perfeitos? Provavelmente não, pois também são homens. Mas são homens sábios.

"Toda positividade eu desejo a você
Pois precisamos disso nos dias de luta
O medo cega os nossos sonhos"


A letra "encerra" aí. Esse último paragrafo é bem autoexplicativo, então continuar seria enrolar.

Particularmente, devo confessar que Chorão não era meu ídolo, não conheço suas ideologias à fundo e não tenho uma opinião pessoal sobre ele. Mas foi um verdadeiro artista e durante toda sua carreira foi fiel à sua arte e suas músicas fizeram parte significativa da minha vida. É por isso que presto essa homenagem e mando energias positivas para que Alexandre Magno Abrão encontre um caminho de paz para continuar sua jornada , onde quer que ela venha a ser.


Pra finalizar gostaria de deixar um comentário do nosso irmão Colorado Teus sobre a notícia dessa manhã:

"Com toda perda é necessário aprender alguma coisa, principalmente com alguém com personalidades tão fortes como as de Chorão. No mais, acredito que ele morreu tentando trazer a mensagem de que a vida realmente é difícil, é para os fortes e pra quem não fica de mimimi, mas só é possível vivê-la de um jeito: correndo atrás dos sonhos, daquilo que nos submetemos a fazer nesta vida, caso contrário ela é insuportável mesmo. Se você não está feliz com a vida verifique onde estão seus sonhos, se você vive atrás deles ou se vive para ser escravo de um sistema feito por pessoas que já realizaram os próprios sonhos. Como já disse Marcelo Del Debbio 'Parece que você quer me criticar por beber do melhor vinho, mas seu Ego se recusa a ver os calos nos meus pés de amassar as uvas.' Chorão batalhou demais pelo sonho dele e o resultado todos conhecem."


Um abraço aos fãs de Charlie Brown Jr e um obrigado ao cara que "cantou a sua vida com orgulho".





"Podem me tirar tudo que tenho
Só não podem me tirar as coisas boas
Que eu já fiz pra quem eu amo"

2 comentários:

  1. Pode parecer clichê falar sobre uma pessoa quando ela morre, mas é sempre bom parar pra pensar na herança que ela deixa. Nossa música já perdeu muitos poetas, levados, acredito eu, para um mundo superior, onde a poesia seja mais valorizada do que em nosso mundinho por onde muitas vezes as coisas belas passam despercebidas. O post de hoje me atinge de uma maneira especial por ser música, por ser Charlie Brown Jr, por ser nostalgia de várias lembranças boas que me atingem de uma maneira saudosista. E principalmente pela afinidade de pensamento, pela sintonia com que suas palavras e meus pensamentos atinam para o mesmo ponto hoje. Obrigada querido, ótimo trabalho.

    ResponderExcluir