19 de mar. de 2013

Viagens diárias na nossa mente ou além...

Por: Colorado Teus

Auto entendimento

Satisfação,

Por fim volto a escrever, depois de vários dias sem internet por causa de problemas técnicos (popular Ordálias ou agentes do Matrix) e então, como desculpas, vou escrever sobre algo que eu considero legal e acontece com todo mundo: Sonhos!
Quem não leu, indico ler Viagens na própria mente ou além antes de ler esse post.

There walks a lady we all know
Who shines white light and whants to show



O que é um sonho? Afinal, pra não generalizar, 99,99% das pessoas se lembram de pelo menos algum sonho. A grande questão é que muitas vezes o sonho tem algum valor significativo, muitos falam ter previsto algo do dia no sonho da noite anterior, outros sonham com algo ruim e acordam mal e inúmeras outras bizarrices. Tá bom, bizarrices foi brincadeira, mas como eu não acredito em coincidências acho legal ir atrás do que está por trás do acontecido mas, por minha sorte, outras pessoas já fizeram isso antes e, ainda mais legal, escreveram livros! And she's buying a stairway to heaven...

Bom, vamos atrás do que a Ciência fala primeiramente. Pelo Wikipedia o sonho é uma manifestação de imaginação do inconsciente durante o período de sono (muito provavelmente eles nunca testaram as técnicas de controle de sonho rs); ok, estou citando essa super fonte novamente porque achei interessante algo que vi lá e nunca tinha ouvido falar: eles dizem que foi descoberto recentemente que bebês no útero têm sono REM (movimentos rápidos dos olhos) e sonham, mas não se sabe com o quê. De acordo com a revista Galileu, pouco é sabido sobre sonhos pela ciência, pois por muito tempo o assunto foi levemente ignorado (tinham coisas mais importantes para pesquisar como bombas atômicas e produtos pra destruir o próprio ambiente em que vivem). Atualmente, como os estudos de neurociência têm avançado em todos os âmbitos, estão sendo feitas pesquisas para saber quais partes do cérebro são ativadas durante um sonho e suas implicações, mas...e se o sonho não acontece exatamente no cérebro? And it makes me wonder. A biologia tem ficado só com a função de dar nome pras estruturas, como sempre (brinks biólogos escritores do blog). Só falta eles provarem biologicamente que sonhos não existem rsrs. And the forest will echo with laughter.

Bom, como a galera aqui do blog não tem paciência pra esperar essa Ciência que está travada no porquê das coisas acontecerem e praticamente ignora as implicações devido à isso, Yes there are two paths you can go by, but in the long run, there's still time to change the road you're on, vamos às chamadas "pseudociências" (esse nome porque ela não usa o método científico em 100% de suas etapas, sabendo que o próprio método científico pode ser o culpado de algumas experiências não darem certo - experiência da fenda-dupla, alguém linkou?). In my thoughts I have seen, rings of smokes throught the trees...and the voices of those who stand looking. Como disse no post Um pouco de Jung e os ..., a psicanálise tenta interpretar  fenômenos que acontecem sem uma função aparente de causa/efeito e são significativos para quem presenciou aquilo, maioria das vezes com o uso de Arquétipos. Mas primeiramente, onde acontecem os sonhos?

Para entender isso é necessário entender como funciona nosso pensamento como um todo, para depois analisar a parte. When all are One and One is all. Achar que nossos pensamentos são fruto de nosso cérebro é um dos maiores problemas para quem busca o autoconhecimento, acredito que isso seja a coisa mais importante que vou falar neste blog: nem todos os nossos pensamentos são exatamente nossos. Vou fazer um desenho e tentar explicar mais ou menos como que funciona pois esse assunto se torna bastante complexo ao tentar se aprofundar nele.

Bom, primeiramente o consciente é aquilo que é racional, o que dirige nossos atos e ações, é ele quem bate o martelo e fala se você vai ou não fazer alguma coisa. O subconsciente é a parte da mente que mais temos falado aqui no blog, your head is humming and it won't go, in case you don't know, the piper is calling you to join him, funciona como um banco de dados que armazena as impressões por meio de estímulos e respostas, engloba aquilo que muitos chamam de "instintos" e é daí que surgem/aparecem os símbolos, onde aparece o que interpretamos como sonhos. O superconsciente é o nosso Eu-superior, Tipharet, Sagrado Anjo Guardião (SAG), and she's buying a stairway to heaven, a parte da nossa mente que guarda todos nossos dons, talentos, nossa essência, é o que esse blog tenta falar que todos deveriam buscar (Thelema). With a word she can get where she came for. No canto esquerdo do subconsciente tem o desenho horrível de três antenas que captam informações de egrégoras (texto básico para o blog, escrito pelo MDD). Algumas vezes as egrégoras são tão fortes que elas conseguem influenciar diretamente o consciente da pessoa (o pior que ela dificilmente vai perceber que isso é algo que vem de fora =/ ). Sometimes all of my thoughts are misgiven... De vermelho o Ego, aparentemente no desenho está por fora do consciente, mas na verdade estão fundidos; ele foi desenhado mais pro lado de fora pois ele funciona muitas vezes como um escudo que barra informações que vêm do sub e superconsciente, que é o que acontece em praticamente todas as pessoas. O Ego é basicamente formado pelas Torres que construímos por diferentes motivos (algumas egrégoras ruins dão uma forcinha nessa construção) ou também é um outro tipo escudo criado pela nossa ignorância em vários assuntos, o que pode isolar a pessoa de aprender coisas novas, por exemplo. Os mentores são espíritos que ficam dando conselhos pro nosso SAG de maneira a ajudá-lo em nossa missão (ou seja, o SAG é você mesmo, mas despido de Ego...all that glitters is gold..). Calma, vou falando aos poucos de cada um, não dá pra falar tudo de uma vez pois assim o post ficaria infinito e os leitores não teriam tempo pra assimilar muito bem cada conceito pois tudo leva tempo (para uma afirmação entrar bem no subconsciente, para se ter uma ideia, é necessário repeti-la aproximadamente 108 vezes durante 21 dias, ou seja, é necessário um tempinho). Estamos falando de sonhos, então o que importa pra nós hoje: o subconsciente, um pouquinho do Ego e de um pouquinho do conceito de egrégoras.

Bom, basicamente, quando uma pessoa dorme ela se desliga do corpo físico, there's a feeling I get when I look to the west and my spirit is crying for leaving, diminui muito a atividade de seus 5º sentidos, baixa muito as pulsações eletromagnéticas do cérebro para conseguir esvaziá-lo das infinitas informações que ele capta durante o dia (lembre que ele não transforma nem próximo de 1% do que capta em consciência e você imagina o quanto de informação ele armazena durante um dia) e também para tentar colocar o corpo físico em ordem. Como a mente se desligou do corpo físico, ela vai para o plano da Lua, o famoso plano astral, ou plano do nosso subconsciente. Existem várias maneiras de ir para esse plano, como foi falado no primeiro texto sobre viagens na mente, and she's buying a stairway to heaven, neste vídeo-clipe é mostrado bem claramente algumas das maneiras citadas:



      Call my name - Projeção Astral

Ou seja, como foi mostrado, algumas pessoas saem do corpo por aí fazendo muitas coisas, muitas têm consciência do que está sendo feito e outras não, estas últimas enxergam tudo de maneira simbólica mas têm a sensação de que aquele sonho foi real...the tune will come to you at least. Outras estão numa inércia tão grande que ficam flutuando sobre o corpo físico esperando o tempo passar, algumas ficam viajando apenas no seu próprio subconsciente e geralmente recebem informações via símbolos de coisas que o seu subconsciente está querendo lhe falar (Freud falava que os sonhos eram representações de sentimentos que reprimimos, que foram rejeitados pelo ego, já Carl Jung tentava aliar isso à interpretação de que a pessoa é só uma parte de um todo, então buscava por Arquétipos para interpretar os sonhos). 

E as pessoas que não lembram dos sonhos, não sonham? Não, todos sonham! O que acontece é que o Ego dela está bloqueando tanto seu subconsciente que o sonho não vai para o consciente depois de acordar, ela simplesmente não lembra do que aconteceu. How everything still turns to gold, existem técnicas de auto sugestão que ajudam a lembrar dos sonhos, uma delas é a passada pelo mago Franz Bardon que fala que antes de dormir devemos bater sete vezes com o dedo indicador direito, com força média, ao osso que fica entre a sobrancelha e orelha direitas, a têmpora. Para desenvolver a interpretação do subconsciente é necessário o desenvolvimento do lado direito do cérebro, com a prática diária de exercícios de visualização, o cérebro pode começar a trabalhar as informações do plano astral como algo mais real para ele, podendo então começar a ter os famosos Sonhos Lúcidos (projeções conscientes durante o sono, somado a uma boa interpretação). And a new day will dawn, for those who stand long...

Existe algum perigo em começar a treinar esses exercícios? Praticamente não. Quando nos projetamos ficamos ligados ao nosso corpo físico por um fio chamado Cordão de Prata, que pode nos puxar instantaneamente para nosso corpo caso aconteça alguma coisa. Nos sonhos, quando isso acontece, temos a sensação de estar caindo num buraco...a gente cai, cai, cai e acorda. If there's a bustle in your hedgrow, don't be alarmed now...it's just a spring clean for the May Queen. Se você conseguir uma projeção consciente a sugestão é que não saia por aí bisbilhotando qualquer lugar, como a menina fez no clipe, e contate grupos que lidam com esse tipo de coisa, como casas de Umbanda, centros Espíritas, centros de Apometria, Rosa Cruz, etc.

Agora vou falar um pouquinho de como interpretar um sonho. Primeiramente, é muito difícil interpretar UM sonho. Por quê? Os símbolos, na maioria das vezes, não tem apenas um significado, cause She knows sometimes words have two meanings, o que é possível fazer é partir de várias suposições e tentar achar um nexo entre elas, e isso funciona algumas vezes. O que é recomendado é manter um CADERNO DE SONHOS (recomendado por 120% dos psicanalistas e derivados...e alguns integrados também), com ele você irá aumentar a auto-sugestão de sonhar, irá começar a prestar atenção em detalhes que não prestava e por fim, talvez o mais importante, vai começar a conseguir captar padrões e entender que deja vús não são tão raros como os percebíamos. Captando padrões você consegue correlacionar mais símbolos e entender mais facilmente o que o sonho tava querendo te dizer, caso não fosse uma projeção. Jung formulou alguns Arquétipos muito comuns em sonhos para dar uma força pra galera, segue alguns explicado bem por cima:

Eu: O Eu é sua auto projeção naquele sonho, é o objetivo do processo de individualização. É para esse objeto que devemos dar a maior parte da atenção pois ele pode dar indicativas fortes para nossa VV.

Sombra: As sombras são aspectos das pessoas que ela não aceita por considerarem-nos ruins ou inferiores. Our shadows taller then our souls... Uma passagem legal de um filme do Tio Disney é que o Peter Pan (Pan???) é um cara tão louco que a própria sombra não suporta ficar perto dele, fica tentando fugir o tempo todo. O Flautista, como uma pessoa sábia, sabe que sua sombra é uma aspecto seu e, para evoluir, precisa aprender a aceitar e a utilizá-la, então, ele costura sua sombra em seus pés para ela não fugir mais. Then the piper will lead us to reason.

Mãe: O Arquétipo da Mãe é aquele que representa aquilo que nos ama e protege. Existe a mãe que dá energia e faz de tudo pelo filho e também a que é dominadora, perturbadora e ciumenta, devido a um excesso e descontrole dessa energia.

Trickster: A sabedoria dentro da insensatez é representada pelo Arquétipo do Malandro. Ele não se sujeita às leis do mundo diário e desafia a autoridade. Ele tenta criar uma moral para as histórias, sendo algumas vezes aquele que fode a vida.

Jung também falava muito que todas as pessoas têm uns 2 ou 3 sonhos que ela nunca vai esquecer. Estes sonhos, dizia ele, foram sonhos que aconteceram durante períodos de transição muito duros e marcantes, como do período de mudança de criança para adolescente e depois para adulto (os que se tornam adultos). Eu não esqueço um sonho em que eu estava fugindo de uma caveira e cai em um buraco enquanto criança e nem do que eu estava fazendo uma prova de vestibular, passando as respostas para um gabarito, um pouco antes da prova de um vestibular.

Existem vários outros Arquétipos de sonhos e isso fica para vocês pesquisarem, aos pouquinhos venho postando no blog e vou continuar por um tempo falando desses padrões, mas a moral da história é: gravem seus sonhos!
O caderno é o ideal, mas gravar num grava-voz ou contar pros amigos, tentando lembrar do máximo de detalhes que conseguir já ajuda muito, vou dar um exemplo de três sonhos meus que foram interligados:

1º dia: Sonhei que estava em um pique-nique, sentado à grama com amigos quando vi um míssil vindo em direção da gente, me escondi e logo veio outro e eu acordei.

2º dia: Estava no mesmo lugar, só que desta vez foram cometas que caíram no lugar de misseis. (Detalhe que acordei e logo depois vi a notícia de que tinha caído um cometa na Rússia).

3º dia (mais ou menos uma semana depois): Sonhei que estava trabalhando, serviço braçal mesmo, e caiu um cometa ao longe. Mas desta vez, no impacto, surgiu um fogo com várias cores, parecia um arco-íris. Eu me escondi para evitar os resquícios de me acertarem, mas dentro do cômodo que escondi entrou voando um objeto de metal e atingiu meu pé. Era uma miniatura de Saturno em metal. O abri e estava cheio de ovos, parecidos com ovos de peixes.

Conclusão da história, contei pra um amigo e ele me contou que foi projetado astralmente à região em que o cometa caiu e a região estava cercada por autoridades do local que não deixava a galera passar. Interpretamos como o nascimento de alguém bastante importante com características saturninas muito fortes, um Avatar que está sendo esperado há algum tempinho. In the tree by the brook, there's a songbird hwo sings...

Para concluir este post, venho falar que tem uma entrevista muito foda saindo e escritora nova chegando nesses mares, seja muito bem-vinda minha querida!!! Meus queridos, usem com sabedoria tudo que estiverem aprendendo por aqui, lembrem-se que um livro sem uma pessoa para lê-lo e interpretá-lo não vale exatamente nada mais que objeto algum, and if you listen very hard, então 15 = 5 + 10!!

Vai dar certo! To be a rock and not to roll!

(A analogia com a música stairway to heaven nas frases não equivalem exatamente ao caminho da subida pela árvore da vida descrita por MDD no texto Stairway to heaven, somente algo que veio à minha cabeça e eu comecei a escrever por insights...do superconsciente...)

Um comentário: