18 de ago. de 2014

Brasil e o eterno descansar

Por: Colorado Teus

Há pouco tempo estávamos discutindo sobre a relação entre os dias da semana e deuses, que começou com uma parte do livro "Astrologia e Mitologia" que postei lá no grupo do facebook do Queremos Querer. Vou fazer um resumo da nossa discussão e convidar os leitores para se juntarem às nossas conversas por lá, que são muito produtivas. O trecho postado foi o seguinte:

"Os dias da semana ganharam os nomes dos planetas. Os mais
óbvios para os anglófonos são Saturday (sábado, dia de Saturno),
Sunday (domingo, "Dia do Sol") e Monday (segunda-feira, "O dia da
Lua"). Tuesday (terça-feira), cujo nome vem de Tiw, o deus

germânico da guerra, corresponde a Marte. Wednesday (quarta-feira)
recebeu o nome de Odin ou Woden, o correspondente norueguês de
Mercúrio. Thursday (quinta-feira), ou Dia de Thor, tem o nome de
Júpiter, enquanto Friday (sexta-feira), Dia de Freyja, é o dia de
Vênus."



Após isso começamos a pesquisar sobre os nomes dos dias da semana (foi organizada em 7 dias em vários países diferentes) em várias línguas diferentes. Vamos a alguns exemplos:

Fonte: Wikipedia
Dá pra se notar claramente a correspondência entre os nomes e os deuses/planetas astrológicos, mas qual a relação entre isso e nosso dia a dia na prática? Bom, vamos rever então os conceitos dos planetas astrológicos e o que normalmente é feito numa rotina 'comum':

  • Sol - Sunday - Domingo: O Sol é o planeta dos nossos talentos superiores, do nosso superconsciente, o "planeta" mais brilhante. Domingo é o dia que paramos para descansar e fazer algo além da rotina, para fazer o que amamos e para dar um tempo para nós mesmos. Sua energia desequilibrada resulta em Orgulho, que seria o olhar demais para si e esquecer do resto do mundo.
  • Lua - Moonday - Segunda: A Lua é o planeta da conexão entre os diferentes mundos e da movimentação das emoções, o "planeta" que só podemos ver por refletir a luz do Sol. Aqui a pessoa sairá de seu mundinho e retornará ao mundo real e à dura realidade. Em desequilíbrio a pessoa fica conectada a outros mundos e não consegue ter forças para lutar no físico, gerando o que se chama de preguiça.
  • Marte - Tuesday - Terça: Marte é o planeta da treta, da guerra, da luta, o planeta vermelho. Terça é o dia que já sabemos o que precisamos fazer para recuperar o tempo fora da rotina no final de semana e por as mãos na massa, superar todas as adversidades. Em desequilíbrio a pessoa se envolve tanto com a luta que passa a ficar agressiva, stressada pelo tanto de coisas que ainda precisa fazer, gerando o que se chama de ira.
  • Mercúrio - Wednesday - Quarta: Mercúrio é o planeta da comunicação, da mediação, da velocidade, o que dá a volta mais rápida em torno do Sol. Quarta é o dia que separa a semana no meio, é o dia que temos que correr atrás do que está atrasado e trabalhar pesado pois a semana está para começar a acabar. Em desequilíbrio a pessoa começa a desejar os resultados de que tudo que ela precisa fazer sem que ela tivesse que trabalhar, gerando a inveja (aqui cabe um pouquinho mais de explicação para falar o que é inveja sob essa ótica. A inveja acontece quando uma pessoa vê os resultados de outra e quer aqueles resultados antes de merecer).
  • Júpiter - Thursday - Quinta: Júpiter é o planeta da misericórdia, do planejamento, do alto astral, do acumular, o maior planeta. Quinta é o dia que começamos a ter os resultados de todo o trabalho do começo da semana, terminamos algumas coisas que ficaram pra trás e começamos a planejar o final de semana. Em desequilíbrio a pessoa passa a querer acumular mais do que precisa e não sobra espaço para os planejamentos e próximos passo, gerando o que se chama de Gula.
  • Vênus - Friday - Sexta: Vênus é o planeta do amor e da afinidade, dos prazeres e da união, é a luz da manhã. Sexta é o dia que as pessoas têm seu primeiro descanso e geralmente vão fazer algo para quebrar a rotina, como encontrar amigos, família e parceiros para sair para bares, festas, cinemas, teatro, etc. Em desequilíbrio a pessoa se perde nos prazeres e não consegue pensar em outra coisa, gerando o que se chama de Luxúria.
  • Saturno - Saturday - Sábado: Saturno é o planeta dos limites, daquilo que põe fim em alguma coisa, do que contorna o que pode existir, planeta do merecimento, é o planeta cheio de anéis, planeta mais distante que conseguimos perceber sem os telescópios modernos. Sábado é o dia em que a semana acaba e o trabalho da pessoa será colocado em prova, quem tem merecimento poderá começar a descansar aqui, quem ainda não tem, vai trabalhar e ralar mais um pouquinho, terminando de colocar o trabalho em dia para descansar no domingo. Em desequilíbrio a pessoa começa a impor às outras pessoas os seus próprios limites, como se todos fossem obrigados a passar por tudo que ela passou para terem o que ela tem, podendo muitas vezes se aproveitar dos limites dos outros para fazer o que quer.
Olhando desta forma, a organização é até interessante, vou dar um ctrl+v em alguns comentários da conversa que achei pertinentes para complementar isso que foi falado aqui:

Kamila Pereira Os dias que nao são faceis de sacar em inglês são faceis em espanhol: Terça-feira é Martes, quarta-feira é Miércoles, quinta-feira é Jueves e sexta-feira é Viernes. As duas linguas se complementam para ajudar a entender os planetas de cada dia.

Tarcísio De Almeida Júnior Em italiano tem uma relação muito direta tbm! Seria assim: Lunedì (segunda e Lua = Luna), Martedì (terça e Marte = Marte), Mercoledì (quarta e Mercurio = Mercurio) , Gioverdì (quinta e júpiter = Giove), Venerdì (sexta e Vênus = Venere), Sabato (saturno) e Domenica é domingo que é Sol = Sole e não tem nada a ver

Em Alemão:

Tarcísio De Almeida Júnior segunda/Montag lua/Mond
Terça/Dienstag Marte/Mars
Quarta/ Mittwoch Mercúrio/Merkur
Quinta/ Donnerstag Júpiter/ Jupiter
Sexta/ Freitag Vênus/Venus
Sábado/ Samstag Saturno/Saturn
Domingo/ Sonntag Sol/ Sonne

Tarcísio De Almeida Júnior Esses dias da semana do alemão são meio sistemáticos... da pra dividir as palavras e ver o que significa. Por ex: Tag significa dia e Dienst significa serviço então Dienstag seria "dia de serviço" haha
Tarcísio De Almeida Júnior Olha só como as coisas tem relação Thursday/quinta seria por causa do Thor. Donnerstag/quinta, se dividirmos a palavra ficaria Tag/Dia e Donner/ Trovão hahaha

Lucas Oliveira Interessante que "Alemão Mittwoch -- Média semana" e mercúrio justamente se refere aos deuses que fazem o meio, médium, a comunicação entre os mundos... Hermes, Loki, Exu, Obaluayê


Gabriel Rocha Acho que isso aqui pode ajudar: http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Dias_da_semana_em_outros_idiomas

E, para finalizar, fui atrás de como se formou os nomes dos dias da semana aqui do Brasil pt huehue br, para entender o porquê de não seguirmos o padrão, então achei esta explicação:

"Feira" vem de feria, que, em latim, significa "dia de descanso". O termo passou a ser empregado no ano 563, após um concílio da Igreja Católica na cidade portuguesa de Braga - daí a explicação para a presença do termo somente na língua portuguesa. Na ocasião, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes dos dias da semana usados até então, em homenagem a deuses pagãos, deveriam mudar. Mas espera aí: se feria é dia de descanso, por que se usa "feira" apenas nos dias úteis? Isso acontece porque, no início, a ordem do bispo valia apenas para os dias da Semana Santa (aquela que antecede o domingo de Páscoa), em que todo bom cristão deveria descansar. Depois acabou sendo adotada para o ano inteiro, mas só pelos portugueses - no espanhol, no francês e no italiano, os deuses conti- nuam batendo ponto dia após dia. As únicas exceções assumidas pelos nossos irmãos bigodudos - e depois incorporadas nas colônias portuguesas - foram sábado e domingo (Prima Feria, na Semana Santa), que derivam, respectivamente, do hebreu shabbat, o dia de descanso dos judeus, e do latim Dies Dominicus, o "Dia do Senhor". Desde 321 os calendários ocidentais começam a semana pelo domingo. A regra foi imposta naquele ano pelo imperador romano, Constantino, que, além disso, estabeleceu definitivamente que as semanas teriam sete dias. A ordem não foi aleatória: embora na época os romanos adotassem semanas de oito dias, a Bíblia já dizia que Deus havia criado a Terra em seis dias e descansado no sétimo e, ao que tudo indica, os babilônios também já dividiam o ano em conjuntos de sete dias.

Bom, então temos aqui mais um motivo para podermos falar que tivemos péssimos colonizadores, que com essa antiga e estranha mania de ter fé na vida, trouxeram um negócio totalmente zoado e sem sentido para repetirmos todos os dias da nossa vida e contribuir para essa grande preguiça do malandro povo brasileiro... mas vamos mudar isso pelo menos em nossas vidas e dar uma razão mais elevada para nossa existência não é mesmo?

Vai dar certo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário