20 de ago. de 2014

Sobre Hipocrisia, Aprendizado e Amor

Por: Lucas Oliveira e Silva (sim, este não é um post de Colorado Teus, e vocês vão entender o porquê rsrs) 

Existe uma coisa sobre a qual sempre ouço muitas pessoas reclamarem: a Hipocrisia. Mas até que ponto devemos julgar e condenar uma pessoa por hipocrisia? O que esse defeito tem de tão especial que chama tanta atenção e negatividade?

Vamos pegar uma definição para esta palavra e tentarmos nos entender melhor:

"A hipocrisia é o ato de fingir ter crenças, virtudes, ideias e sentimentos que a pessoa na verdade não as possui. A palavra deriva do latim hypocrisis e do grego hupokrisisambos significando a representação de um ator, atuação, fingimento (no sentido artístico). Essa palavra passou mais tarde a designar moralmente pessoas que representam, que fingem comportamentos." Wikipedia 






Isso é mais comum que possa parecer, porém, temos a mania de dar atenção para quando os outros fazem e nunca para quando nós fazemos, enquanto o ideal, pensando por um viés espiritualista, seria enxergar os outros como espelhos de nós mesmos. Quem aqui nunca fingiu ter um sentimento, seja para agradar ou enganar o outro, seja para agradar ou enganar a si mesmo? Quem aqui nunca usou uma máscara (seja ela um nome de uma empresa, de uma escola, um apelido, um nome artístico, uma marca de roupa, um sorriso no dia que estava triste, etc.) para chamar a atenção do outro? Quem nunca escolheu a melhor foto para colocar no facebook e descartou o resto?

Antes de parecer que eu quero defender a hipocrisia, vamos pensar em seu viés negativo. Sim, é uma terrível arma nas mãos de quem quer enganar os outros, iludir, sair ganhando sem o devido merecimento, aquilo tudo que estamos cansados de ver nas novelas (que não passam de um reflexo das nossas próprias vidas).

Mas com o hermetismo aprendi que tudo é duplo, tudo tem seu lado positivo e negativo e que a noção de defeito e qualidade baseia-se simplesmente no modo de usar, então qual seria o lado positivo disso? Onde poderia ser bem usado? Uma primeira dica vem da sua própria origem, que é da Arte e dos teatros. Um músico precisa viver aquilo que ele canta? Um artista precisa ter a mesma vida de sua personagem? Para que serve então a encenação?

A encenação serve justamente para aprendermos, quem nunca aprendeu alguma coisa com um filme, com uma peça, com uma música? Vocês acham que todos os compositores e atores tinham a capacidade de viver tudo aquilo que ensinaram? Vocês acham que o Tarantino sai matando todo mundo na vida real e que o KeanoReeves é o escolhido para salvar nosso mundo? Mas a coisa não para por aí...


À esquerda Neo em Matrix, à direita Keano Reeves.


Um dos motivos de eu me 'esconder' atrás do nome Colorado Teus para passar os ensinamentos que recebi é justamente esse, eu ainda não tenho a capacidade de ser tudo aquilo que aprendi, porém, acredito naqueles ensinamentos e acho que muitas pessoas estão sendo ajudadas com meus textos e minhas palestas, mesmo eu não sendo o exemplo ideal para tudo aquilo que falo. E sabe o que é melhor? Eu também aprendo MUITO com isso, na verdade costumo dizer que mais aprendo do que ensino com o grupo Queremos Querer, meus maiores aprendizados aconteceram enquanto eu estava ensinando.

E tem mais, como vou evoluir, como vou melhorar sem pensar e falar sobre coisas que podem transmutar meus defeitos? Como vou evoluir me pressionando para baixo, dizendo que sou péssimo nisso ou naquilo, dizendo que está tudo errado e eu não posso ser a solução para os problemas? A melhor forma de cair é dando muita moral para os problemas, assim que começam as depressões, intrigas, etc. Olhe para a Luz! Fale sobre a Luz!

"No início era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus"... eis a fórmula da transmutação, primeiro você precisa falar ou pensar na solução, depois trazê-la cada vez para mais perto e então, a PARTE FINAL DO PROCESSO é ser aquilo que você acredita, sim, é lindo ver uma pessoa que não pratica qualquer tipo de hipocrisia, quer dizer, eu imagino que seja lindo pois até hoje nunca conheci alguém que tivesse chegado completamente ao final desse processo.

Mas é por isso que se diz que a Vontade é o combustível essencial para a evolução, primeiro você precisa Querer Querer a mudança, depois você precisa Querer Querer se aproximar cada vez mais desta mudança e, assim, você uma hora conseguirá SER. Eu sonho em um dia conseguir ser Colorado Teus!

E é justamente assim que funcionam os rituais religiosos, à partir da repetição exaustiva de uma encenação a pessoa começa a cada vez mais se conscientizar, se transformar, se aproximar daquilo que o ritual/grupo prega e, assim, pode ser que a pessoa consiga. Mas repito, a chave para a mudança se chama FORÇA DE VONTADE.






Já participei e ainda participo de alguns grupos de caridade e ajuda, principalmente daqueles ligados a religiões, e vejo muita gente ensinando uma coisa e praticando outra, assim como eu já fiz e faço algumas vezes, mas vamos ponderar? Nem todos estão completamente evoluídos, é uma ideia legal pensar que estamos vivos justamente para evoluir e melhorar (e se eles não aprenderem lá, onde irão aprender?), então vamos pensar antes na parte boa e na parte ruim daquilo que está acontecendo antes de sair por aí escrachando a pessoa, até porque, como dizia Nietzsche:

"Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro. Quando se olha muito tempo para um abismo, o abismo olha para você."

é MUITO fácil cair no Orgulho e Desprezo ao ficar julgando os outros. Vamos tentar olhar mais para a Luz meus queridos amigos, tentar enxergar o aprendizado que podemos ter com a situação ao invés de jogarmos uma pedra nas pessoas, vamos TOLERAR, vamos AMAR. Algumas pessoas me perguntam sobre como fiz para aprender tudo isso que aprendi em tão pouco tempo (apenas há 2 anos comecei ocultismo e magia sistematicamente) e posso dizer que minha fórmula é justamente esta, mesmo quando não estou gostando de algo, amo sem gostar (acredito que a falta de afinidade esteja justamente onde podemos melhorar). MUITAS vezes eu fiz algo que não gostava (e isso exige grande força de Vontade), fingi que estava gostando e depois comecei a gostar. Posso dizer que foi assim com comida japonesa, com astrologia, com alguns grandes amigos que tenho hoje, com a Umbanda, e várias outras coisas, VOCÊS ME ENSINARAM MUITO, AMO MUITO TODOS VOCÊS MEUS AMIGOS, FAMILIARES, ALUNOS, PROFESSORES, PARCEIROS DE PROJETOS, TODOS QUE VIVEM À MINHA VOLTA E ESTE MUNDO! OBRIGADO POR TUDO!

                                   

Com carinho, Lucas Oliveira e Silva.

Um comentário:

  1. Muito obrigada voce, por estar sempre me ajudando (ensinando) e agora divivdindo seu conhecimento com o pessoal ;)
    amo e sempre amei voce my friend

    ResponderExcluir