8 de mar. de 2017

Pomba Gira



Pomba Gira
Por: Colorado Teus (em conexão com Pomba Gira Cigana)


No dia da mulher, acho justo falar de uma das linhas de trabalho da Umbanda de que mais admiro: as Pombas giras!


Na linha das pombas-giras entram os espíritos femininos mais variados, porém, todos com algo em comum: o poder de despertar o que está oculto dentro das pessoas.


Pomba gira não é puta, não é vadia, não é traidora. Ela é o que quiser ser. É justamente o que parece ser: uma mulher com poder sobre si própria, que não engoliu todas as regras da sociedade e nem reprimiu sua vontade. Tanto é que essa linha começou a aparecer na Umbanda em sincronia com o fortalecimento dos movimentos em favor da mulher aqui no Brasil. Coincidência? Não creio.


Pomba gira não é mulher de um Exu, nem de sete. É de quantos quiser ser, de 0 ao infinito. Pomba gira não é um Exu feminino, ela trabalha sobre os desejos, enquanto Exu trabalha com a vitalidade. Tampouco Exu é a pomba gira masculina.


Todos sabemos que os desejos reprimidos podem ser extremamente prejudiciais ao corpo e ao espírito, gerando as cascas e miasmas (ou bloqueios psicológicos, como diriam os psicólogos). Enquanto a maioria das linhas se restringe a limpar essas energias negativas, essas mulheres são corajosas ao ponto de mergulhar no interior do ser e ajudá-lo a ver suas sombras. Ela vai na raiz do problema e ajuda o ser a encarar seus medos interiores.


Há pombas giras que trabalham com os desejos de justiça ou injustiça; outras com os desejos de afastar alguém de sua vida; outras com o desejo de se enriquecer ou de comer o que quiser; outras trabalham com o desejo de brilhar ou de pertencer a um grupo; outras trabalham com o desejo de evoluir; outras com os desejos de se unir a outrem; por fim, há pombas-giras que trabalham o desejo sexual, tirando de dentro das pessoas a energia que a sociedade tanto reprimi e cria até leis para punir quem as manifesta.


Obviamente, o problema que mais aparece no Brasil é o de pessoas com desejos sexuais reprimidos. Por isso, muitas mulheres que foram prostitutas enquanto encarnadas acabam se tornando pombas-giras. E quem melhor para tratar um desejo reprimido do que uma pessoa que passou a vida toda recebendo gente com esse tipo de problema? Sim, as prostitutas (que antigamente era um cargo de sacerdotisas) são pessoas inteligentíssimas (muitas delas graduadas que escolheram essa vida por opção própria) que entendem o homem melhor do que qualquer doutor.


Destaco prostitutas e não prostitutos pela realidade brasileira (que tem e teve em sua história uma quantidade muito superior de mulheres, nessa área, do que homens). Mas não sendo pejorativo, pelo contrário, acredito que é necessária muita coragem para encarar uma profissão assim.


Reitero, pomba-gira não é prostituta; mas muitas foram! E daí?


Ninguém tem o direito de privar o outro de sua Vontade (aqui vontade com 'V' maiúsculo, indicando a Vontade do espírito e não os desejos do ego).


Se você acha algo errado ou imoral, não faça! A intervenção só é justa quando o outro infringe ou tem a clara intenção de infringir o arbítrio alheio.


Muito se sabe que o horror à prostituição, em muitos casos, se deve à tentativa de esconder suas sombras; na maioria das vezes o "horror" vem de pessoas que já comungaram dessa profissão ou já a contrataram e querem esconder o fato. Há também os casos daquele(a) que não confia no próprio taco e tem medo de que o(a) parceiro(a) o traia em uma zona.


E digo mais, hipócrita é quem acha errada a barganha de sexo por dinheiro, enquanto se envolve com terceiros por vários outros tipos de interesse (como interesse pela beleza, pela fama, pela família, pela herança, pelo trabalho, pela segurança, pela estabilidade, pelo conhecimento etc.).


No fundo, todos escolhemos os parceiros(as) por algum interesse, mas somos seletivos ao julgar e não olhar para dentro.


(ouço uma enorme, forte e estridente gargalhada nesse momento)


Todo homem e toda mulher é uma Estrela!


Vai dar certo!

Um comentário: