Por: Hipátia
Olá a todos,
Olá a todos,
No post anterior, conversamos sobre o surgimento no plano físico da religião Umbanda.
No post de hoje, vamos discutir um pouco as principais características e fundamentos desta
religião.
Primeiramente,
mesmo sendo nova, a Umbanda é considerada uma religião e não é uma seita, pois
possui uma teologia própria com conhecimentos que a definem e a caracterizam,
individualizando-a das demais religiões. O segundo ponto importante e que pode gerar
confusão em algumas pessoas é o fato da Umbanda ser uma religião monoteísta, isto se deve por seus seguidores acreditarem na existência de um D'us único como o Princípio de tudo. A Umbanda também é
uma religião espírita, pois está, em parte, fundamenta na manifestação dos
espíritos guias e espiritualista, porque incorporou conceitos e práticas
espiritualistas (referentes ao mundo espiritual); porém, também é uma religião magista,
dado o fato de trabalhar com o culto e manipulação das energias da natureza, visando o
equilíbrio dos médiuns e pessoas que procuram sua ajuda. Além disto, também trabalha
com a fé como um importante fundamento e ferramenta.
Os Orixás
Em
segundo lugar, um de seus fundamentos religiosos está no culto aos orixás,
divindades naturais que têm origem na manifestação de D’us e são dotadas de determinadas
faculdades. Estes orixás são cultuados e
oferendados por intermédio de oferendas de flores, frutos e velas, como um meio
de conexão a eles. Assim sendo, a Umbanda não recorre aos sacrifícios de
animais.
Os
orixás enviam suas faculdades por meio de fatores a todos os seres (animados ou
inanimados). Alguns desses fatores conseguem ser absorvidos pela coroa dos
seres humanos e são chamados de os 7 Trono de D'us: Trono da Fé,
Trono do Amor, Trono do Conhecimento, Trono da Justiça, Trono da Lei, Trono da
Evolução e Trono da Geração. Estes Tronos, como são irradiações presentes em
todos os seres humanos, também são considerados como as características que cada
indivíduo deve evoluir durante suas encarnações no corpo físico.
As Entidades Espirituais
Como dito anteriormente, por ser espírita uma de suas características, a
Umbanda também reúne práticas religiosas realizadas pelas entidades, que
incorporam nos médiuns e dão consultas com o objetivo de dar orientações e esclarecimentos e
para equilibrar eventuais energias em desequilíbrios que os atendentes possam
vir a apresentar. Esses seres são espíritos, que se revestem de determinada roupagem
(como caboclos, pretos-velhos, crianças, boiadeiros, ciganos, etc) para ajudar
os filhos de fé em determinados aspectos, dependendo da linha a qual trabalham e
os orixás aos quais são regidos. Por outro lado, o auxílio das entidades nas
tendas é possível devido à incorporação feita por médiuns, assim sendo a Umbanda
tem na mediunidade de incorporação o seu principal mecanismo de práticas
religiosas, sendo que o médium é o ponto chave do Ritual de Umbanda no plano material.
Diferenças entre
Umbanda e Candomblé
Assim como o Candomblé, a Umbanda também herdou dos cultos de nação afro as suas divindades, incluindo o fato dos nomes dos Orixás terem origem iorubá; portanto, esta semelhança pode gerar confusão quanto à diferenciação entre as duas religiões. Por mais que os Orixás tenham nomes semelhantes, na Umbanda o culto aos Orixás é realizado de forma diferente, pois estes aparecem de forma renovada, como Divindades de Deus, que estão presentes em tudo e em todos os lugares e, por isso, são vistos como “Forças de Deus na Natureza”. Outro ponto semelhante é a incorporação mediúnica nos rituais, porém, enquanto na Umbanda as consultas são feitas através dos espíritos de Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Exus etc., no Candomblé há a incorporação dos Orixás pelos médiuns e as consultas são feitas por intermédio do “jogo de búzios”, pois eles não aceitam a comunicação de espíritos. Resumindo, estas são as principais diferenças, visto que as demais são pertinentes à atuação das “entidades guias” em seus trabalhos na Umbanda e aos rituais internos do Candomblé.
Assim como o Candomblé, a Umbanda também herdou dos cultos de nação afro as suas divindades, incluindo o fato dos nomes dos Orixás terem origem iorubá; portanto, esta semelhança pode gerar confusão quanto à diferenciação entre as duas religiões. Por mais que os Orixás tenham nomes semelhantes, na Umbanda o culto aos Orixás é realizado de forma diferente, pois estes aparecem de forma renovada, como Divindades de Deus, que estão presentes em tudo e em todos os lugares e, por isso, são vistos como “Forças de Deus na Natureza”. Outro ponto semelhante é a incorporação mediúnica nos rituais, porém, enquanto na Umbanda as consultas são feitas através dos espíritos de Caboclos, Pretos-Velhos, Baianos, Exus etc., no Candomblé há a incorporação dos Orixás pelos médiuns e as consultas são feitas por intermédio do “jogo de búzios”, pois eles não aceitam a comunicação de espíritos. Resumindo, estas são as principais diferenças, visto que as demais são pertinentes à atuação das “entidades guias” em seus trabalhos na Umbanda e aos rituais internos do Candomblé.
Diferenças entre
Umbanda e Espiritismo
Assim como o espiritismo, a Umbanda trabalha com o fenômeno da mediunidade, porém a maneira desta trabalhar vai além do “passe e doutrina”, realizados normalmente nos centros espíritas. Os guias da Umbanda possuem toda uma variedade de recursos, como o uso do fumo, das velas, dos pontos riscados, das pedras, dos cristais, das guias, dos banhos, das defumações, etc; dessa forma, a Umbanda faz um trabalho de resgate das religiões e tradições naturais, assentado na mediunidade de incorporação e com origem nos próprios orixás.
Atendimento
Por
fim, quanto ao atendimento realizado nas casas, a Umbanda tem em suas práticas
um trabalho caritativo e isento de cobranças de ordem material a qualquer
pessoa que procure seu auxílio, independente de gênero, idade, condição financeira,
orientação sexual e religião. Ela também vê as outras religiões como legítimas
representantes de D’us e como ótimas vias evolutivas criadas por Ele para acelerarem
a evolução da humanidade.
Ótima semana a todos,
Saravá!
Referência:
SARACENI,
R. Doutrina e Teologia de Umbanda Sagrada: A religião dos mistérios um
hino de amor à vida. São Paulo: Madras, 2011.
Dicas de Leitura:
- Umbanda: Magia Brasileira - Fundamentos de Umbanda - Parte I
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